Além dos presentes de Natal, o fim do ano traz uma outra alegria muito aguardada pelas crianças: as férias. Com mais tempo livre e sem dever de casa, elas lotam os parquinhos, praias e playgrounds, onde podem se divertir à vontade. É um momento alegre, mas que vai muito além disso. Brincar traz benefícios muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Seja no pique, praticando algum esporte ou uma brincadeira inventada na hora, estudos recentes mostram que as atividades lúdicas podem contribuir para a evolução física e para aprimorar habilidades socioemocionais como compreensão, parceria, escuta e colaboração.

A socialização do brincar permite que as crianças construam uma rede de apoio e de afeto forte, expondo e entendendo como são suas emoções. É nessa etapa que elas vão se descobrindo e percebendo como interagir com o outro. Por isso é tão importante que tenham esse tempo livre para explorar e fantasiar. E, não custa lembrar, longe das telas!

As interações na infância também nos familiarizam com hábitos e valores sociais que levamos para toda a vida. Quem não se lembra das brincadeiras com os irmãos, amigos, primos e vizinhos?

A prática de esportes também é muito rica em oportunidades de desenvolvimento. Ao encarar situações de emoções diversas, como derrotas e vitórias, e precisar lidar com falhas individuais e coletivas, a criança tem a chance de colocar na prática ensinamentos de companheirismo, compreensão e auxílio.

Para os pais, a hora da brincadeira também é muito valiosa. Além de se divertir com a alegria das crianças, eles podem aproveitar esse tempo para se aproximar dos filhos, conhecê-los melhor e reforçar os laços familiares.

Separar um tempo livre para brincar também pode resgatar nos adultos boas memórias, ao apresentar aos filhos brincadeiras de sua infância. Ao mostrar jogos de quando eram crianças, os adultos provocam curiosidade nos pequenos, que irão descobrir histórias e atividades diferentes, desenvolvendo novas habilidades e gostos.

Já parou para pensar no quanto a brincadeira é importante? Procure sempre incentivar seus filhos a se divertir em grupo e, de preferência, ao ar livre.

0439

Você também pode gostar de:

Comments are closed.