Ver um bom filme de comédia ou se divertir com uma charge são maneiras agradáveis de dar leveza aos nossos dias, assim como se juntar aos amigos para relembrar histórias engraçadas. Para a gente se divertir e rir à vontade, foi criada, inclusive, uma data para celebrar o riso, o dia 18 de janeiro.

Contagiante, o riso oferece uma série de benefícios para o nosso corpo. Há ganhos físicos e emocionais. Isso acontece porque, ao darmos aquela gargalhada gostosa, nosso corpo libera uma substância chamada endorfina, conhecida por ser ligada ao bem-estar, alegria e disposição.

A endorfina pode até aliviar algumas dores leves, e a sensação de bem-estar trazida por ela pode durar por mais de uma hora. A liberação de endorfina aumenta também o número de anticorpos e células de defesa do corpo, fortalecendo o sistema imunológico.

Seja com os amigos, pelos benefícios da interação social, seja sozinho, a risada também faz bem ao nosso coração. O riso aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a função dos vasos, o que fortalece o órgão e ajuda na prevenção de ataques cardíacos.

E mais: quando damos aquela risada, movemos dezenas de músculos do nosso corpo. Um exercício e tanto! Além de toda estrutura do rosto, que se beneficia diretamente, o riso pode mexer com as pernas, pés, tórax, garganta, entre tantas outras partes que se conectam com os estímulos provocados durante o riso.

O riso é tão importante para o nosso bem-estar psicológico que, inclusive, há terapias que utilizam métodos para provocar risos nos pacientes, sabia? Para criar vínculos e melhorar a autoestima, um momento de risada também é muito válido. O sorriso ajuda a conectar as pessoas e a fortalecer amizades, criando ambientes mais leves e agradáveis.

Se ainda não deu sua risada hoje, procure seus amigos e relembre algum momento divertido!

0424

Você também pode gostar de:

Comments are closed.