O verão é uma estação deliciosa para quem está de férias. Mas, para quem precisa trabalhar ou dar contas das tarefas do dia a dia bem longe da praia ou da piscina, é um desafio. O sol torra a cabeça, a sensação térmica bate nas alturas… e muita gente passa até mal com o desconforto causado pelo calorão. Imagina enfrentar tudo isso carregando um peso extra?

É exatamente o que as gestantes passam! Por isso, as grávidas precisam se preparar e tomar alguns cuidados para ficarem confortáveis e manterem o bebê seguro na estação mais quente do ano. A primeira dica que elas devem seguir é não se esquecerem, em hipótese alguma, da hidratação.

Com o inevitável aumento da temperatura corporal, causado pelo clima quente, nosso corpo perde líquido através do suor, e é preciso repor para evitar a desidratação. No caso das grávidas, quando não se atinge o consumo de água adequado, pode ocorrer infecção urinária e até mesmo problemas intestinais, como constipação. Em casos extremos de desidratação, o aborto é um risco.

As grávidas devem carregar uma garrafinha térmica para cima e pra baixo, sempre lembrando de beber água ao longo do dia. Na alimentação, precisam priorizar alimentos frescos, de boa procedência. Frutas com alta concentração de água, como melancia e abacaxi também são bem-vindas para ajudar a refrescar o organismo.

Na hora de sair de casa, as grávidas devem investir em roupas leves, de materiais frescos, como o algodão. Tons mais claros são boas escolhas na hora de encarar o armário e optar pelo look do dia. As roupas escuras absorvem mais o calor e devem ser evitadas.

Nos pés, os tênis devem ser temporariamente aposentados. No verão, é hora de investir em calçados mais abertos, como as sandálias, que são frescas e oferecem mais conforto. Sem contar que, com o costumeiro inchaço nas pernas e pés que acomete as grávidas, elas costumam ser o único calçado que cabem nos pés de muitas gestantes.

As futuras mamães também devem investir no protetor solar. Pesquisas indicam que o melasma, aquelas manchas escuras na pele que são difíceis de ser vencidas, afetam mais de 50% das gestantes, já que a pele da mulher fica mais frágil durante a gravidez.

No calor, muitas vezes falta disposição para os exercícios físicos, mas as grávidas não devem abrir mão de movimentar o corpo. A recomendação é não pegar pesado e optar por horários em que as temperaturas estejam menos altas.

Tomando esses cuidados, as chances de ter uma gravidez tranquila, sem os incômodos causados pelo calor, aumentam. Com mais disposição e se sentindo bem, as gestantes vão ficar ainda mais felizes em esperar o nascimento de seus bebês.

0446

Você também pode gostar de:

Comments are closed.