Oficialmente, o verão só começa daqui a quase um mês, no dia 22 de dezembro. Mas quem mora no Brasil sabe que não é preciso esperar a chegada da estação mais quente do ano para enfrentar dias de muito calor. As temperaturas mais altas, tão comuns no país, exigem algumas precauções. Os cuidados são válidos para quem pode aproveitar os dias na praia e também para quem precisa trabalhar.

A primeira providência é usar protetor solar, mesmo fora da praia ou da piscina. Quem trabalha em escritório ou até mesmo em home office também precisa se proteger. Afinal, o câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil.

O ideal é espalhar o produto especialmente nas partes que ficam mais expostas, como rosto, pernas e braços. Áreas menores também exigem atenção, como pés, mãos e até mesmo a pontinha das orelhas.

Não menos importante é caprichar no consumo de água. Com os termômetros ultrapassando os 40 graus, nosso corpo precisa equilibrar a temperatura interna, já que o suor e a evaporação podem causar desidratação, trazendo riscos à saúde. Uma boa dica é deixar uma garrafinha sempre por perto e beber água sempre, sem esperar sentir sede.

Nosso organismo também se beneficia de uma alimentação equilibrada e, durante o verão, alimentos frescos e leves devem ser priorizados Invista em frutas com bastante água na composição, carnes magras e verduras frescas. Aposte também nos legumes da estação, mais saborosos e, inclusive, mais em conta.

As atividades físicas também devem ser mantidas, já que elas ajudam no desenvolvimento de substâncias importantes para o corpo humano, como a endorfina. Durante o verão, fique atento ao horário dos exercícios. Prefira o início da manhã e o fim de tarde, quando o sol já está mais fraco, evitando o calor intenso entre às 10 e às 16 horas.

O verão é uma estação da alegria, de encontros e risadas. Muitos amigos e familiares aproveitam o fim de ano para se encontrar e tomar uma cervejinha ou outras bebidas alcóolicas. E, nestes casos, vale o lembrete: beba sempre com moderação. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas prejudica o funcionamento do organismo e dificulta a hidratação.

Então, a cada refrigerante ou cervejinha, que tal beber também um copo de água?

0317

Você também pode gostar de:

Comments are closed.