Um novo e revolucionário tratamento tem dado esperança a pacientes com alguns tipos de câncer, como determinadas leucemias ou linfomas. Estamos falando da terapia chamada Car-T Cells. Ela consegue fazer com que as próprias células de defesa do paciente sejam “treinadas” para combater os tumores. Incrível, não?

Para que isso aconteça, as células T do paciente, que funcionam como “soldados” do sistema imunológico, são extraídas do sangue. Em seguida, são enviadas do Brasil para laboratórios nos Estados Unidos ou na Europa, onde são modificadas geneticamente para reconhecer as células com câncer.

Após este processo, elas voltam ao Brasil, já em forma de remédio, e são devolvidas à corrente sanguínea. Passam, então, a fazer um ataque contínuo e específico às células doentes, destruindo-as sem danificar as demais.

O tratamento é personalizado. Ou seja, cada terapia é específica para cada paciente. Por toda a tecnologia e logística existentes, já é possível imaginar que o tratamento não é barato. Infelizmente, ele ainda está muito restrito no Brasil. Os dois remédios que usam as Car-T Cells e já foram aprovados no país custam cerca de R$ 2 milhões. Isso sem contar com o preço da internação e dos médicos, pois é preciso que o paciente fique internado por duas semanas após a infusão.

Mas, mesmo diante do alto custo, se você precisa ou conhece alguém que pode se beneficiar do tratamento, não perca as esperanças nem desanime! Alguns pacientes têm recorrido à Justiça e conseguido que o plano de saúde custeie a terapia.

A expectativa é que, com o tempo, o tratamento fique mais acessível e possa ser utilizado para outras neoplasias. Pesquisas para uso da Cart-T Cells para o combate de tumores como os de pulmão, pâncreas, estômago e próstata já estão em desenvolvimento.

0358

Você também pode gostar de:

Comments are closed.