A melhor parte da sua música favorita está chegando e você aumenta um pouco o som para curtir melhor o momento. Quem nunca fez isso e ficou até com vontade de dançar no meio da rua? A sensação é muito boa, mas precisamos ter cautela na hora de nos divertimos com fones de ouvido.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% das pessoas entre 12 e 35 anos estão expostas a níveis sonoros perigosos pelo uso constante deste tipo de aparelho. Como a estrutura auricular é sensível, os sons altos emitidos diretamente aos ouvidos podem causar lesões sérias e, em alguns casos, até mesmo surdez. As feridas podem ocorrer quando o som agride as células ciliadas, responsáveis pela transmissão do som dos ouvidos ao cérebro, interrompendo essa conexão.

Nossos ouvidos já podem ser danificados a partir de 85 decibéis e, quando os níveis passam de 100 decibéis, as lesões podem ocorrer em até cinco minutos. Como os fones costumam estar programados para atingir volumes que chegam a até 110 decibéis, é preciso cuidado para não se empolgar e aumentar demais o som, ainda que seja por apenas um breve momento.

Atualmente, alguns dispositivos eletrônicos chegam a emitir alertas avisando que o nível do áudio está alto, recomendando que o usuário tenha cuidado. Além de prestar atenção nas recomendações, há outras dicas que podem ser usadas para usufruir dos dispositivos sonoros com segurança, sem perder a animação nem a empolgação com sua banda favorita.

Como o tempo de exposição também influencia nas lesões, é recomendável fazer intervalos após o uso intenso dos fones de ouvido. Para relaxar e dar um pouco de descanso aos ouvidos, evite passar muitas horas com o dispositivo ligado, e faça uma pausa de dez minutos a cada uma hora de uso.

Por mais que a música seja boa e o podcast esteja interessante, procure não ultrapassar 60% do volume máximo do seu dispositivo. Nesse nível, os riscos são menores e ainda é possível escutar os sons com clareza.

Na hora de escolher o próximo fone, dê preferência aos extra auriculares, que reduzem a área de impacto do som, evitando que a concentração de ruídos altos na parte interna e mais sensível do ouvido.

Os fones também podem ser seus parceiros, inclusive em shows. Como as caixas de som em grandes eventos costumam tocar em volumes altos, usar fones desligados pode ajudar a preservar sua estrutura auricular, reduzindo um pouco o impacto causado pelo ambiente. Já tinha pensado nisso?

0437

Você também pode gostar de:

Comments are closed.