Na hora de comprar um tênis para praticar exercícios, o que você leva em conta? Algumas pessoas escolhem pela cor, outras procuram por benefícios e alta tecnologia e há também aquelas que optam pelo modelo usado pelo seu atleta favorito. Mas sabia que há um outro fator muito importante que precisa ser avaliado? O tipo de pisada. Você sabe qual é a sua?

Existem três tipos diferentes de pisada, e um tênis específico para cada uma delas. A pisada neutra é aquela em que o pé se apoia uniformemente no chão, sem cair para fora ou para dentro. Já a pronada, também conhecida como pisada para dentro, é característica de quem apoia o lado interno do pé no momento em que toca o chão, usando o dedão para impulso. Já na pisada supinada, a área lateral externa aguenta o peso do corpo.

Não é possível escolher que pisada temos, elas são formadas por fatores como a disposição dos joelhos, o ângulo do quadril e a flexibilidade de articulações como as do tornozelo. Mas é possível, e necessário, escolher um tênis adequado ao nosso jeito de andar e correr.

O calçado certo ajuda a evitar lesões provocadas por movimentos forçados, e não só nos pés. Joelhos, quadris e até a coluna podem ser afetados quando usamos um tênis inadequado. Podem ocorrer inflamações como tendinite e canelite e se tornam mais propícias até mesmo fraturas por estresse.

Para a pisada pronada, o recomendado é usar tênis bem acolchoados na parte interna, com o reforço necessário para dar equilíbrio quando o pé tocar o chão. Para os que têm pisada supinada, o mais indicado é usar um tênis reforçado na parte lateral. E, para pisada neutra, os calçados são desenvolvidos para suportar o impacto de forma homogênea.

Está na dúvida sobre qual é a sua pisada? Não é difícil descobrir. Há lojas de calçados que oferecem máquinas que identificam qual o tipo. Mas testes caseiros, bem simples, também revelam como você anda: uma forma de conhecer a própria pisada é molhar o pé para formar uma pegada. Basta observá-la para saber há mais água na parte de dentro, de fora, ou se o líquido se distribui de maneira uniforme. deles Outra maneira prática é olhar para os próprios calçados e identificar de qual lado a sola está mais gasta.

Em casos de dúvidas, consulte um especialista, como fisioterapeuta ou ortopedista, que poderá te ajudar e orientar.

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