Desde a mais tenra idade, as mulheres enfrentam diversos problemas de saúde comuns ao sexo feminino. Ao começarem a menstruar, muitas meninas sofrem com cólicas fortíssimas, ciclos menstruais desregulados, longos demais, curtos demais ou até mesmo ausentes. Nesses momentos, geralmente são diagnosticadas com alguma desordem referente a saúde dos ovários.

Os ovários fazem parte do sistema reprodutor feminino juntamente com as trompas, a vagina e o útero. Este conjunto são os grandes responsáveis pela produção dos hormônios femininos e também pelos óvulos. Os exames anuais que toda mulher (depois da primeira menstruação) deve fazer é de suma importância para manter a saúde de todo o sistema reprodutor, pois eles também podem adoecer. Muitas mulheres que não fazem essa prevenção são diagnosticadas com doenças que, se feito diagnóstico inicialmente, teriam um tratamento mais tranquilo.

Confira abaixo, 4 problemas mais comum que mulheres podem sofrer nos ovários:

  1. Câncer de ovário: Por se tratar de um câncer que se manifesta nas mulheres com menor taxa de sobrevivência, seu diagnóstico precoce é fundamental. Ele acomete na maioria das vezes mulheres em período da menopausa, mas as mais jovens também podem desenvolver essa doença e não devem se descuidar!
    Os sintomas deste tipo de câncer inicialmente são muito parecidos com problemas gastrointestinais e podem ser confundidos, por isso se você notar sintomas persistentes busque ajuda de seu ginecologista. Dentre os sintomas estão: Dor abdominal e inchaço no abdômen, perda de apetite e a necessidade de urinar com frequência.
  2. Cisto de ovário: Os cistos são bolsas, que podem ter tamanhos variados, com um líquido dentro que podem se formar no interior dos ovários. O diagnóstico é feito pelo médico especialista e o tratamento pode variar de acordo com o tipo de cisto, que pode ser resolvido com o uso de medicação ou até cirurgia.
  3. Inflamação no ovário: Comumente a inflamação dos ovários acontece por ação de bactérias e o tratamento é feito à base de antibióticos. Dor, febre, enjoo, dificuldade de engravidar, sangramento fora do ciclo podem ser sinais do problema mas por serem sintomas também relacionados a outras doenças, a consulta ao médico é fundamental para o diagnóstico correto.
  4. Ovários Policísticos: A presença de uma grande quantidade de pequenos cistos pelo ovário caracteriza os ovários policísticos. A infertilidade e/ou ciclos menstruais irregulares são alguns dos sintomas desta doença que também pode se manifestar com dor, acne e queda de cabelo. Não se conhece ainda o que desencadeia os ovários policísticos, mas muitas pesquisas apontam para fatores genéticos. Por isso, consulte um ginecologista para o seu diagnóstico e tratamento.

    Nunca se automedique! Se algo está diferente do comum ou lhe causando sintomas busque ajuda de seu médico ginecologista para um diagnóstico certeiro e um tratamento adequado.
041

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *