ALERGIAS: QUAIS OS TIPOS, SINTOMAS E TRATAMENTOS?

As alergias são respostas do sistema imunológico a possíveis ameaças e invasores, sejam elas substâncias ou possíveis agentes agressivos ao organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia que, quando tratada de forma incorreta, pode gerar sérias complicações.

Em grande parte dos indivíduos, as alergias têm origem genética, mas só apresentam sintomas quando há exposição a determinados reagentes, como insetos, alimentos, fungos, pólen e pelos de animais, por exemplo. Separamos, abaixo, os principais tipos e sintomas de alergias:

Alergia respiratória
Este tipo de alergia é uma doença inflamatória crônica e acomete as vias respiratórias dos pacientes, tendo como principais desencadeadores o contato com ácaros, fungos, pelos e pólen. As mudanças de temperatura, fumaça e poluição podem agravar estes casos. Os principais sintomas são espirros frequentes, tosse seca, coceira na garganta, nariz entupido, irritação nos olhos e secreção nasal.

Alergia alimentar
Confundida frequentemente com intolerância alimentar, este tipo de alergia ocorre devido a uma reação exagerada do sistema imunológico por conta de substâncias contidas em algum alimento ingerido pelo indivíduo. Os alimentos mais comuns que causam reação alérgica são os ovos, amendoim, trigo e frutos do mar – o camarão é a principal causa de alergia alimentar no Brasil. Os principais sintomas são reações dermatológicas (coceira, inflamações e manchas avermelhadas), gastrointestinais (dores, desconforto e diarreia) e anafilaxia (inchaço anormal de partes do corpo).

Alergia dermatológica
Este tipo de alergia geralmente está ligado ao contato da pele com substâncias como perfumes, tecidos, metais e esmaltes, mas também podem ser frutos de uma predisposição genética, como a dermatite. Os principais sintomas são o surgimento de urticárias com bolinhas, coceira, pele seca, descamação, vermelhidão e inchaço da pele.

Alergia medicamentosa
Este tipo de alergia ocorre quando o sistema imunológico do paciente identifica algum medicamento ingerido como substância causadora de danos, e por isso ativa anticorpos para combater a suposta invasão. Os principais sintomas são vermelhidão, inchaço, coceira, irritação, manchas e bolhas.

Quando os primeiros sintomas de qualquer tipo de alergia surgem, é importante tomar providências rapidamente, para evitar complicações. Em primeiro lugar, lave o local com água abundante e sabão com pH neutro. Se não for notada uma diminuição da reação alérgica, é altamente recomendado que um médico especialista seja consultado para analisar o seu caso.

O alergista irá avaliar os seus sintomas e seu histórico médico, podendo recomendar exames específicos, como teste de contato, exame de sangue e diagnósticos por imagem, além de receitar medicamentos. Os remédios mais usados para o tratamento de alergias são os anti-histamínicos e os corticoides.

E lembre-se sempre: apesar de não ter uma cura, as alergias podem ter seus sintomas atenuados, possibilitando maior qualidade de vida aos pacientes.

0644

Você também pode gostar de:

Comments are closed.