Nos primeiros meses de vida, o maior desejo das mães é prover a melhor qualidade de vida para o seu filho, e isso passa diretamente pela alimentação. Alguns pais e mães acreditam que devem dar outras comidas aos seus bebês, mas a verdade é que o leite materno deve ser a única fonte de alimento da criança até os seis meses de idade.

O leite materno é tão importante que foi instituído no dia 19 de maio o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, visando estimular a doação para atender a necessidade de bebês prematuros e outros pacientes, já que este alimento reduz em 13% a mortalidade infantil e evita diarreia e infecções respiratórias, além de diminuir o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão,

O alimento perfeito

Todas as vantagens do leite materno acontecem graças a sua composição nutricional balanceada, com as proteínas, carboidratos e gorduras necessárias. Mas a grande vantagem está nas substâncias antimicrobianas, anti-inflamatórias e enzimas que também compõe o leite e são essenciais para o bom desenvolvimento do bebê.

Nos primeiros dias após o parto, a mulher produz o colostro, que apresentar concentração mais elevada de proteínas e menor quantidade de gordura. Nele, encontra-se grande quantidade de anticorpos, que atuam na defesa do corpo – por isso, ele pode ser considerado a primeira vacina do bebê.

Além disso, o ato de mamar também ajuda no desenvolvimento da cavidade bucal e promove um maior vínculo afetivo entre a mãe e o filho. De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, não existe um tempo exato para cada mamada, sendo ela finalizada quando o bebê solta o seio de maneira espontânea.

Bom para o bebê, ótimo para a mamãe

Os benefícios da amamentação também são refletidos na mãe, pois estudos comprovam que o ato de amamentar o filho reduz o risco de câncer de mama nas mulheres, além de acelerar a volta do útero ao seu tamanho normal, reduz mais rapidamente o peso da mãe, combate hemorragias e acelera na recuperação pós-parto.

Para haver uma mamada adequada, o pescoço do bebê deve estar ereto ou um pouco curvado para trás. Além disso, a boca da criança deve estar bem aberta, seu corpo deve estar voltado para o da mãe, com sua barriga encostada no tórax da mãe, com todo o corpo do bebê recebendo sustentação. Se houver dor ao amamentar, pode ser um indicativo de que a pega do bebê está incorreta.

Para auxiliar as mães nesta fase tão importante da vida, a G-Tech possui em seu portfólio produtos especiais, como a Bomba tira-leite materno automática Smart LCD. Desenvolvido com materiais de excelente qualidade e alta performance, o aparelho permite a extração do leite materno com maior conforto, já que seu sistema inteligente simula a sucção natural do bebê e apresenta nove níveis de intensidades no uso.

0625

Você também pode gostar de:

Comments are closed.