DIA MUNDIAL SEM TABACO: OS PASSOS INICIAIS PARA PARAR DE FUMAR

O cuidado com a nossa saúde deve ser sempre prioridade das nossas ações, mas antigos hábitos ainda podem gerar grandes consequências para o corpo, como é o caso do tabagismo. Para auxiliar na conscientização da população, o dia 31 de maio foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 como o dia Mundial sem Tabaco.

O tabaco fumado, em qualquer formato, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão, além de ser decisivo no aumento da pressão arterial e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No Brasil, o número de fumantes vem caindo expressivamente a cada ano, mas o Ministério da Saúde estima que 14% da população ainda fuma no país.

Como forma de auxiliar quem deseja parar o vício, listamos abaixo algumas dicas iniciais que podem contribuir para interromper o hábito de fumar:

1. Busque determinação
Tomar a decisão de parar de fumar é o passo fundamental e o mais difícil, pois é preciso partir do próprio fumante. Analise os prós e contras do uso de cigarro e, ao decidir interromper o consumo, tenha em mente o seu objetivo para ajudar no processo.

2. Procure suporte afetivo
Mesmo que a responsabilidade da decisão seja do fumante, amigos e familiares são essenciais em momentos de crise, provendo o conforto e afeto necessários. Entretanto, é importante ressaltar que este suporte não deve vir com cobranças e imposições, pois podem atrapalhar o progresso.

3. Obtenha orientação médica
Sempre tenha acompanhamento de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos. Eles são fundamentais para avaliar a situação atual e traçar o melhor caminho para percorrer, além de poder ser obtido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

4. Substitua o ato de fumar
Ao reconhecer os gatilhos que levam a utilizar o cigarro, o fumante deve realizar atividades que substituam os antigos hábitos, como a prática de exercícios físicos – que já fora comprovado cientificamente como redutores da vontade de fumar;

5. Invista em uma alimentação saudável
O cigarro afeta o corpo de diferentes formas, influenciando também na alimentação. É benéfico aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras frescas, além de diminuir o consumo de café e álcool, que são potenciais gatilhos para o fumo.

6. Estabeleça metas
Definir objetivos graduais para interromper o cigarro, como escolher datas para reduzir o consumo de tabaco ou diminuir os cigarros fumados a cada dia, é uma boa forma de visualizar o progresso realizado.

E lembre-se: é importante ter em mente que parar de fumar será uma tarefa árdua e que exige grande esforço, mas os benefícios para você e seu corpo valem a pena. Nunca é tarde para melhorar a qualidade de vida!

0778

Você também pode gostar de:

Comments are closed.