O uso constante dos smartphones e tablets, somado a adoção em massa do home-office pelas empresas, fez com que passássemos mais tempo em frente a telas de dispositivos eletrônicos. Esta maior exposição às luzes podem causar desconfortos e possíveis danos à saúde dos olhos: estudos sugerem que cerca de 90% das pessoas que utilizam o computador por mais de três horas por dia sofrem algum tipo de problema visual.

Os sintomas podem variar de reações pontuais, como cansaço visual, ardência, sensibilidade à luz e dor de cabeça, até problemas mais graves, como miopia acentuada, espasmos e a síndrome da visão de computador, que afeta não só a visão, mas também pode causar dores musculares.

Para prevenir o surgimento destas patologias, separamos algumas dicas para a sua rotina no dia a dia:

• É hora de piscar
Ao utilizar os equipamentos eletrônicos, o número de vezes que o olho pisca diminui consideravelmente, colaborando para o aumento do ressecamento nesta área. É importante aumentar o número de piscadas para manter a lubrificação ocular;

• Dê uma pausa
Diante do celular ou computador, nossos olhos são forçados a focar nas imagens e textos múltiplas vezes, ocasionando em um cansaço visual. Busque pausas a cada meia hora e olhe para o horizonte, tirando o foco das telas por pelo menos 20 segundos.

• Diminua a luz
O forte brilho das telas são uma das principais causas de problemas oculares. Ative o brilho automático do seu aparelho, para que ele regule a luz de acordo com o ambiente onde você se encontra. Quando possível, também ative a opção de luz noturna do seu dispositivo: isto faz com que a tela emita luzes de cores quentes – que também ajudam a ter uma melhor noite de sono;

• Ajude na hidratação
É recomendado a utilização de um colírio lubrificante para complementar a lubrificação natural dos olhos em momentos de utilização intensa do smartphone e/ou computador.

Com pequenas mudanças você conseguirá ter uma vida muito mais saudável, se abrir mão do seu trabalho ou diversão. Cuide da sua saúde sempre!

0612

Você também pode gostar de:

Comments are closed.