O amor está no ar! O dia 12 de junho marca o Dia dos Namorados, data que traz à tona diversas emoções e movimenta a rotina dos apaixonados, que desejam comemorar e relembrar momentos especiais do relacionamento com a pessoa amada.

O ato de amar alguém é prazeroso para a alma, mas você sabia que o amor também faz bem para a saúde do corpo e da mente? Até mesmo a mera sensação de se sentir apaixonado pode trazer inúmeros benefícios! Segundo psicólogos, quando estamos felizes, nosso cérebro funciona como se estivesse sob estímulo constante – ficando felizes, nos sentimos mais dispostos.

Ocitocina, o hormônio do amor

O principal responsável pela sensação de bem-estar ao estar com o parceiro é a ocitocina, hormônio que ajuda a diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo. A ocitocina é liberada em maior quantidade quando estamos próximos da pessoa amada, o que provoca a sensação de felicidade, segurança e fidelidade.

Junto com a dopamina, a serotonina e a endorfina, o hormônio do amor faz parte do grupo chamado de neurotransmissores da felicidade, que têm como função aumentar o otimismo, desenvolver o apego e empatia entre pessoas, diminuir a ansiedade e melhorar quadros depressivos. – isto quer dizer que a ocitocina influencia diretamente o nosso comportamento e as interações sociais.

Abraço apertado, suspiro dobrado

Abraçar alguém que se ama também ajuda na saúde, e tem até efeitos imediatos no corpo: uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, aponta que um abraço amoroso pode ser melhor do que muitos remédios para a hipertensão.

Graças a quantidade de ocitocina liberada em um abraço longo (que dura entre 10 e 20 segundos), abraçar alguém também pode amenizar pequenas dores, como as de cabeça. Beijar a pessoa amada só tem vantagens, já que esta ação pode aumentar a imunidade, reduzir a placa bacteriana dos dentes e ajudar a emagrecer.

Então, não perca tempo! Aproveite esta data especial para renovar as energias e cuidar da sua saúde e do seu relacionamento.

0620

Você também pode gostar de:

Comments are closed.