CONHEÇA DICAS SIMPLES PARA MANTER A SAÚDE BUCAL EM DIA

Todo mundo gosta de um sorriso limpo e um hálito puro, não é? Estes são os benefícios mais evidentes quando há o cuidado correto da saúde bucal. Entretanto, a higiene bucal vai além das aparências e, se feita corretamente, pode evitar problemas sérios como cáries, gengivite e até mesmo inflamações graves em outras áreas do corpo.

Para evitar estas complicações, o melhor caminho está na prevenção. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para manter os bons cuidados com a sua saúde bucal:

1. Mantenha uma rotina de escovação
Os especialistas recomendam que se escove os dentes pelo menos três vezes ao dia após as refeições e depois de ingerir doces. Dê atenção especial a escovação antes de dormir, pois a boca fica mais vulnerável durante o sono, já que há a diminuição natural da produção de saliva, que age como limpador bucal.

2. Faça uma higienização completa da boca
Passe a escova em todas as faces dos dentes com movimentos circulares, sem pressionar com força excessiva, para não desgastar o esmalte ou machucar as gengivas. Não esqueça de escovar a língua e de utilizar o fio-dental para retirar os resíduos de alimentos.

3. Kit de higiene essencial
Ao escolher a sua escova, procure aquelas que tenham cerdas macias e arredondadas, o que reduz o desgaste dentário, e a cabeça pequena, para alcançar os dentes mais profundos. Utilize sempre uma pasta dental com flúor e busque produtos para as características da sua boca, como os que previnem sensibilidade ou ajudam no clareamento. Se você passa muito tempo na rua, vale a pena montar um kit de viagem com estes produtos!

4. Troque sua escova regularmente
Pode parecer exagerado, mas é importante trocar sua escova a cada três meses, já que a fricção das cerdas com os dentes desgastam o produto, que vai perdendo a sua eficácia. Além disso, o contato e retenção de água na cabeça da escova cria um ambiente propício para as bactérias ao longo tempo e pode prejudicar a sua higienização.

5. O dentista é o seu melhor amigo
Como dissemos anteriormente, a prevenção é o caminho ideal para manter a saúde bucal em dia. Por isso, o acompanhamento de um dentista é essencial para prevenir e detectar qualquer problema que haja em sua boca, como cáries, tártaro e gengivite, por exemplo. A recomendação é marcar uma consulta com o profissional a cada seis meses.

0693

Você também pode gostar de:

Comments are closed.