Data marca dia que o Dr. Robert Koch anunciou descoberta de bactéria que causa a doença
Uma das doenças mais antigas existentes, a tuberculose é responsável por mais de um milhão de mortes todos os anos. Buscando mobilizar a população mundial para combater essa enfermidade, a OMS criou o Dia mundial de combate à tuberculose, celebrado em 24 de março – a data é uma homenagem ao dia em que o Dr. Robert Koch descobriu a bactéria causadora da doença, a Mycobacterium tuberculosis.
A tuberculose afeta principalmente os pulmões, podendo acometer também os ossos e órgãos, como os rins e a pele. A bactéria (também conhecida como bacilo de Koch) é transmitida de pessoa a pessoa por meio das gotículas de saliva dos infectados. Pessoas diabéticas, soropositivas e com imunidade baixa são mais propensas a desenvolverem tuberculose. Os sintomas mais frequentes da tuberculose são:
- Tosse seca, com secreção ou com sangue por mais de três semanas;
- Cansaço excessivo e fraqueza;
- Falta de ar;
- Febre baixa;
- Suor noturno;
- Falta de apetite e perda de peso acentuada;
- Rouquidão.
Fique atento, porque a vacina BCG, dada as crianças de 0-5 anos, é o melhor método preventivo, protegendo contra as formas mais graves da doença. Então, confira seu cartão de vacinação e dos seus filhos para não deixar passar.
Ao ser diagnosticado com tuberculose, inicie rapidamente o tratamento com medicamentos, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que dura, no mínimo, seis meses, sempre seguindo as orientações do seu médico à risca.