Dias mais frios e baixa umidade do ar potencializam doenças como bronquite, asma e rinite

O dia 20 de março marcou a chegada do outono no Brasil e, apesar do clima mais ameno e fresco, as mudanças bruscas de temperatura e a baixa umidade do ar contribuem para o agravamento de problemas respiratórios e de alergias. Por isso, é importante aumentar a prevenção para aproveitar bem esta época do ano.

Os dias mais frios e chuvosos, combinados com o aumento dos poluentes na atmosfera causados pelo ar seco, impactam diretamente as crianças e idosos, que têm um aparelho respiratório mais sensível, e os portadores de bronquite, asma, rinite e sinusite, doenças líderes de casos no Outono, juntamente com a gripe e o resfriado.

Para contornar esses problemas, adote algumas medidas simples, como:

  • manter os ambientes arejados e limpos;
  • aumentar o consumo de líquidos, principalmente água;
  • utilizar um umidificador de ar – como o Umidificador ultrassônico Allergy Free Filter 2 da G-Tech – para melhorar a qualidade do ar;
  • lavar o nariz com soro fisiológico,
  • manter a caderneta de vacinação atualizada.

A pele também pede um cuidado a mais nessa época, pois fica mais ressecada e, consequentemente, propensa a alergias e rachaduras. Nestes casos, o ideal é aumentar a hidratação da pele, com cremes específicos para o corpo e rosto, e diminuir a quantidade de banhos quentes, que intensificam os sintomas.

Para finalizar a prevenção, foque em uma alimentação balanceada, mantenha a higiene em dia e use roupas apropriadas para a temperatura do dia. Se apresentar sintomas como febre e dores no corpo, não se automedique e procure orientação médica. Com os cuidados certos, você poderá aproveitar a estação com saúde e disposição!

0417

Você também pode gostar de:

Comments are closed.