Quando pensamos na nossa saúde, nós acreditamos que basta não estarmos doentes para sermos considerados saudáveis. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como conceito de saúde o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Por isso, aproveitamos a Semana da Saúde – marcada pelo dia 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde – para separar algumas dicas e informações para você manter seu bem-estar sempre em dia! Confira abaixo:

O elixir da vida

A água é essencial para a nossa saúde por fazer parte da maioria dos processos do corpo, como o transporte de oxigênio, nutrientes e outros componentes, além de desintoxicar o corpo e regular a temperatura deste por meio do suor – não é coincidência seu corpo ser composto por 70% de água!

Um indicador de necessidade do líquido no seu corpo é a cor da urina: quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de água. Por isso, tenha em mente que se deve beber no mínimo dois litros de água por dia.

É hora de se mexer

Manter o corpo ativo é fundamental para uma vida mais longeva e saudável, não importa a sua idade. As atividades físicas melhoram a flexibilidade, a força muscular e fortalece os ossos. Com o corpo ativo, nosso sistema imunológico reage com mais eficiência às infecções, a gordura em excesso é queimada e a nossa pressão arterial fica mais estável.

As caminhadas matinais são excelentes, pois aliam a movimentação do corpo ao sol considerado saudável (antes das 10h), aumentando a absorção de vitamina D pela pele e gerando maior disposição para as atividades do dia a dia (não esqueça o protetor!).

Se o seu trabalho exige que você fique sentado durante um longo período, fique atento: é importante programar horários para se levantar e se movimentar. Experimente ativar um alarme a cada hora e tire um momento para dar uma volta pela casa/escritório, exercitar as pernas e aproveite para repor a água do corpo.

Saco vazio não para em pé!

Aliado aos exercícios físicos, é importante manter uma alimentação balanceada, com vitaminas e minerais essenciais que mantém o organismo com um bom funcionamento. Doenças como câncer, obesidade, anemia e diabetes podem ter seu risco atenuado ao consumir alimentos saudáveis, garantindo bem-estar e aumento na felicidade.

A ingestão diária de verduras, legumes, frutas e proteínas de baixa caloria são importantes para a saúde do corpo. Por outro lado, vale cortar o excesso de alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas e pobres em vitaminas. Lembre-se: quanto mais colorido o seu prato, melhor para você!

Valorize a hora de dormir

O sono é essencial para repor as energias gastas durante o dia, além de ajudar na manutenção da qualidade da pele, das defesas do corpo, do peso e de até um melhor desempenho sexual. Assim, mantenha uma rotina na hora de ir dormir, para que o cérebro se acostume e relaxe, gerando uma sequência de noites repousantes.

Não leve aparelhos eletrônicos para a cama, pois estes emitem luzes que bloqueiam a liberação da melatonina – hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir; também evite tomar bebidas estimulantes, como café e energéticos.

Mente sã, corpo são

A saúde da mente está diretamente ligada ao bem-estar de todo o seu corpo. Procure manter sua mente ativa com atividades relaxantes, como ter conversas agradáveis com pessoas próximas a você; isto diminui o estresse, promove o bem-estar e fortalece as suas relações sociais. Também busque reservar um tempo do dia para si: foque na sua respiração e busque atividades leves, como ler um livro e meditar.

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