Sedentarismo, postura inadequada e aumento de peso estão entre as principais reclamações dos profissionais que estão trabalhando em casa

Mesmo com o crescimento do modelo de trabalho home office nos últimos anos, foi a pandemia do coronavírus que difundiu esta prática por todo o país. Entretanto, apesar das facilidades de trabalhar em casa, como a proximidade com a família e o menor tempo em trânsito, a mudança repentina deixou consequências para a saúde dos funcionários.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 45% dos trabalhadores brasileiros em home office apresentaram baixo nível de bem-estar e saúde mental, além de aumento na fadiga e nas dores no corpo. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas para melhorar sua saúde durante o trabalho remoto:

  • Tenha uma estrutura adequada
    A falta de móveis e equipamentos adequados para um trabalho longo é diretamente responsável por dores nas costas e pode levar a problemas sérios na região da coluna. Invista em uma boa cadeira e suportes para os pés, mantenha o monitor na altura dos olhos e escolha um ambiente arejado e iluminado para trabalhar.
  • Crie uma rotina de trabalho
    Defina horários de início e fim do expediente e mantenha suas tarefas diárias organizadas, para obter uma melhor gestão de tempo e não se sobrecarregar.
  • Tenha atenção às dores
    Não ignore os sintomas do seu corpo e fique atento a postura durante o trabalho. Em dores leves, procure massagear a área afetada ou utilize um aparelho adequado, como o Eletroestimulador Tens G-Tech Alívio Já, que não utiliza medicamentos no seu funcionamento.
  • Exercite-se e cuide da alimentação
    A falta da rotina corrida do dia a dia normal, aliada com a permanência o dia todo na mesma posição, gera problemas como sedentarismo, má circulação e aumento de peso. Defina um intervalo de tempo para se levantar, alongar e caminhar pela casa, e respeite os horários de alimentação, focando em alimentos saudáveis e uma boa hidratação.
  • Reserve um tempo para você
    O foco excessivo no trabalho prejudica sua saúde mental, resultando em stress acumulado e esgotamento físico. Reserve algumas horas do seu dia para realizar tarefas que lhe agradem, como ouvir músicas, ver filmes, ler livros ou praticar algum hobby. O importante é que você tenha um momento de desligamento das atribuições profissionais e se dedique ao seu bem-estar.

Além disso, lembre-se sempre de manter uma rotina de sono constante. Ela é fundamental para ter disposição durante o dia de trabalho. Durma em um ambiente escuro e estabeleça um tempo limite para ir à cama longe de smartphones ou outros aparelhos eletrônicos, já que as luzes destes atrapalham na hora de pegar no sono.

Se os sintomas citados forem constantes, procure orientação médica o quanto antes para um tratamento adequado e eficaz. Cuidar da sua saúde é primordial e os benefícios serão refletidos inclusive na sua produtividade durante o trabalho. Fique de olho e previna-se!

0478

Você também pode gostar de:

Comments are closed.