Vamos ser sinceros: ninguém acorda com hálito de flores e a maioria dos mortais escova os dentes assim que sai da cama. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a higienização da boca não para por aí. É preciso também raspar a língua!
Sim, a prática virou modismo e o que não falta é gente nas redes sociais postando imagens deste momento íntimo. Você pode até torcer o nariz para tanta exposição, mas, acredite, o hábito traz muitos benefícios para sua saúde.
Comum entre os adeptos da medicina indiana Ayurveda, a raspagem auxilia a eliminar a saburra, nome daquela massa esbranquiçada que costuma se acumular na língua. Ela concentra restos de alimentos, células mortas e bactérias que causam o cheiro desagradável. Imagina não limpar a língua e engolir tudo isso, junto do café, todas as manhãs. Ninguém quer, não é mesmo?
Agora que você já percebeu que o hábito não é frescura, está na hora de descobrir que não é só o hálito que melhora. Raspar a língua potencializa a salivação, ajudando a identificar melhor os sabores. O paladar tem um upgrade!
Para limpar a língua, você pode até comprar o acessório que virou tendência, em formato de “U” e feito em cobre ou inox. Mas não precisa. A velha e boa escova de dentes também serve para o propósito. O único cuidado é que ela deve ter cerdas mais firmes.
Comece com movimentos leves para sentir a intensidade necessária. O ideal é que seja uma força média. Muita força pode levar a descamações desnecessárias.
O ideal é fazer os movimentos por seis vezes. Depois disso, faça a escovação dos dentes normalmente e, com a boca limpa, dê aquele sorriso para começar bem o dia!