Sabe quando a gente acorda com um cansaço inexplicável, que aparece do nada? Se ele vier acompanhado por uma febre baixa, no fim do dia, de um pouco de tosse e de uma dor na coluna que nenhum medicamento dá jeito, acenda o sinal de alerta. Estes sintomas, quando combinados com manchas roxas no corpo, que surgem sem termos esbarrado em nada, podem ser um indicativo de leucemia aguda.

Este tipo de câncer é uma doença da medula óssea, responsável por fabricar as células do sangue. Ele surge por conta de mutações em algumas das células de defesa, chamadas leucócitos, que passam a ter o funcionamento alterado. As células cancerosas, que são ágeis em se multiplicar e difíceis de morrer, acabam substituindo as saudáveis. Nos casos agudos, o processo é extremamente rápido. Acredite, numa semana a pessoa está perfeitamente bem e saudável e, na outra, precisa de cuidados médicos imediatos!

Sim, a doença evolui em poucos dias ou semanas. Mas não há motivo para pânico. Os tratamentos evoluíram muito e hoje pode-se contar com diversas opções, dependendo de cada caso, que vão de quimioterapia a transplante de medula óssea, passando pela inovadora terapia celular, que modifica geneticamente linfócitos retirados do paciente, treinando-os para identificar as células com câncer e combatê-las.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a leucemia, que pode surgir em qualquer idade, afetará 11.540 mil brasileiros este ano. Esses dados incluem os casos agudos e as leucemias crônicas, que têm evolução mais lenta, de meses a anos, costuma apresentar sintomas mais brancos, como anemia, aumento da contagem de plaquetas e, em alguns casos, dos leucócitos. Por não serem sinais que se manifestam no dia a dia, muitos pacientes só descobrem a leucemia crônica por meio de uma alteração no hemograma.

Seja qual caso for, o importante é cuidar sempre da sua saúde. Por isso, sempre que perceber alguma mudança no seu organismo, procure um médico. E, se você não tiver leucemia, lembre-se que pode ajudar quem enfrenta esta batalha. A doação de medula óssea salva vidas! Procure o hemocentro de sua cidade e se cadastre como doador.

0916

Você também pode gostar de:

Comments are closed.