Apertar os olhos para enxergar melhor o cardápio de um restaurante ou até mesmo para usar o celular são sinais de que você pode estar sofrendo de presbiopia, mais conhecida como vista cansada.

O fenômeno, que acomete normalmente as pessoas depois dos 40 anos, consiste na perda gradual da capacidade de enxergar de perto. Quando se dão conta de que estão com dificuldades, muitas pessoas recorrem, nas grandes cidades, a óculos vendidos por ambulantes e em feirinhas.

Com ampla gama de cores e modelos, eles têm na lente uma etiqueta com o grau. E, normalmente, são comprados na base do acerto e erro: após experimentar a armação, a pessoa lê um papel com letras pequenas e verifica qual modelo ficou mais confortável. Passada essa etapa, adquire o modelo e passa a enxergar às mil maravilhas.

Mas será que é simples assim? Claro que não!

Embora os preços baixos e a praticidade na compra sejam atraentes para o consumidor, os óculos vendidos em camelôs e feirinhas de rua podem ser uma armadilha. Eles podem até provocar outras complicações.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia o ideal é que sempre se procure um especialista. Os óculos vendidos sem receita podem resolver um problema imediato, mas a consulta ao oftalmologista é sempre importante. Além de apontar o grau necessário com precisão, o médico é capaz de diagnosticar eventuais doenças e assegurar o tratamento adequado.

Um dos problemas mais comuns é o glaucoma, provocado pelo aumento da pressão ocular. A doença é silenciosa e não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Caso não seja tratada, pode levar o paciente à cegueira. Já deu para perceber a importância do cuidado especializado, não é mesmo?

Em relação aos óculos de sol, também é preciso ter cuidado. Eles dilatam as pupilas e como não é possível ter garantia de que os vendidos por ambulantes foram produzidos com lentes que protegem dos raios ultravioletas emitidos pela luz solar, há maior exposição à radiação. Além de provocar irritação nos olhos, isso pode causar lesões nas córneas e até na retina.

0757

Você também pode gostar de:

Comments are closed.