Os olhos são uma espécie de antena multidimensional que capta o ambiente externo assim como expõe nossas reações internas, sem filtros ou disfarces. A frase “os olhos não mentem” resume bem suas funções. Pelo aspecto de olhos amarelados, por exemplo, podemos enxergar sinais de doenças no pâncreas ou fígado. A ardência ocular pode ser efeito de alergias ou infecções.
Por isso, como forma de reforçar a necessidade de maior atenção a esses e outros sintomas, o Ministério da Saúde definiu o 10 de julho como o Dia da saúde ocular. O objetivo é alertar sobre a importância da realização de exames preventivos.
Uma das principais preocupações dos oftalmologistas atualmente é com o tempo excessivo das pessoas na frente de aparelhos celulares e computadores. Diante desses equipamentos, a tendência é que os usuários pisquem menos e, consequentemente, a lubrificação natural dos olhos acabe sendo afetada. O ideal é que sejam realizados intervalos regulares de descanso durante a jornada de trabalho ou mesmo em momentos de lazer.
Outro ponto sensível diz respeito a pessoas com hipertensão arterial ou diabetes. Ambas as doenças podem afetar a circulação de sangue na retina, levando a quadros como edema, microaneurismas, hemorragias, podendo até mesmo gerar deslocamento da retina. A melhor forma de evitar quaisquer desses problemas é manter consultas regulares com o oftalmologista.
A busca por procedimentos estéticos também pode prejudicar a saúde dos nossos olhos. Recentemente, foram registrados diversos casos de lesões oculares por causa do uso de cílios postiços. O alongamento artificial pode afetar os fios naturais, fazendo com que eles caiam ou sofram danos irreversíveis. Infecções, como a conjuntivite alérgica, podem ser desencadeadas por uma higienização inadequada ou contato com determinados produtos com os olhos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,2 bilhões de pessoas, no planeta, têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.
Portanto, fique atento e preserve sua visão!