Manter o colesterol sob controle é uma das medidas para prevenir complicações cardiovasculares. A falta de atenção a esse fator custa a vida de 100 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso, a importância do Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol (8/08). A data ajuda a chamar a atenção para os graves problemas que podem ser gerados por uma doença que atua de forma silenciosa.
São vários os motivos que podem levar uma pessoa a ter colesterol alto. Eles podem ter origem genética, por sedentarismo e por dieta inadequada. Os dois últimos casos podem ser tratados com uso de medicação e mudança de estilo de vida (incluindo atividades físicas em sua rotina) e nos hábitos alimentares, tornando-os mais controlados e saudáveis. Já o primeiro fator necessita de maior investigação médica para encontrar, ao certo, o melhor tipo de tratamento.
A participação da família é importante para garantir a prevenção de complicações posteriores. Os especialistas indicam que devemos ter um estilo de vida mais saudável, estimulado desde a infância e adolescência. Isso impediria ou diminuiria muitos fatores que afligem a saúde de um adulto, principalmente a partir dos 40 anos de idade.
Segundo o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), 40% dos brasileiros têm colesterol alto; entre jovens de 12 a 17 anos, esse índice fica em 20%. É importante fazer regularmente exame de sangue, que avalia os níveis de colesterol.
Existem produtos, de fácil consumo, que podem ajudar a tornar nossa alimentação mais saudável. É o caso do ômega 3, comum em peixes, que ajuda a evitar a formação de gordura na parede das artérias. Outra dica importante é a ingestão de fibra, que diminui a absorção de gordura pelo organismo. Também podemos economizar um pouco no cafezinho diário e adotar o chá, principalmente o verde, que previne a inflamação dos vasos sanguíneos.
Tudo simples, saudável e saboroso. Cuide-se!