Um ambiente onde podemos estimular partes do nosso cérebro e tratar a insônia, ansiedade e depressão. Trata-se de um paraíso que podemos alcançar com a aromaterapia, onde o nosso olfato é estimulado, pelo uso de óleos essenciais, a se relacionar com as nossas emoções, liberando hormônios que nos permitem relaxar e acalmar. O método é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terapia complementar. Ele é oferecido, inclusive, no SUS, dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

O objetivo do tratamento é a busca pelo equilíbrio e harmonização da saúde física, mental e emocional. Os benefícios são muitos, como evitar o estresse e a agressividade; melhorar a autoestima; aliviar sintomas de doenças, e amenizar dores crônicas. Os óleos essenciais são extratos de plantas aromáticas em sua forma mais concentrada.

A aromaterapia trabalha o elo entre o olfato e os sentimentos. Um cheiro pode desencadear memórias da nossa infância ou de experiências que foram boas ou ruins. Existem estudos que mostram uma melhora robusta na capacidade de concentração em crianças e adolescentes, além de uma melhora considerável na saúde mental ou mesmo no tratamento de Alzheimer e Parkinson.

É importante lembrar que a saúde mental voltou a ser priorizada no Brasil. Após as turbulências causadas pela pandemia e outros fatores, o Ministério da Saúde retomou o financiamento dos Serviços Residenciais Terapêuticos e dos Centros de Atenção Psicossocial. São ferramentas importantes para lidar com o legado de sofrimento deixado pela Covid-19, que ajudou a ampliar carências e o sentimento de isolamento e solidão.

Segundo a OMS, quase 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de transtorno mental. O relatório da entidade chama a atenção para a necessidade de os países criarem e implementarem um Plano de Ação Integral de Saúde Mental.

Assim, temos de buscar mecanismos integrados de tratamento e cuidado com a nossa mente, em busca de uma vida mais saudável em todos os aspectos.

1367

Você também pode gostar de: