VEJA COMO A ANSIEDADE ESTÁ AFETANDO OS JOVENS

A ansiedade é um sentimento comum em nossas vidas, ligado diretamente a situações de ameaças, mudanças, preocupações e medos. Entretanto, quando este estado emocional passa a ser constante, intenso e duradouro, prejudicando as ações cotidianas, há a possibilidade de evoluir para um transtorno, que vem afetando cada vez mais os jovens.

A adolescência é uma etapa de transição intensa na vida, onde os jovens experimentam novas realidades e situações inesperadas. Essa transformação para a fase adulta vem acompanhada por uma sobrecarga de compromissos, a alta expectativa por bom desempenho acadêmico e exposição excessiva das mídias sociais, fatores que geram preocupação elevada sobre o futuro e que levam a crises de ansiedade nessa faixa etária.

Os sintomas físicos comuns da ansiedade são o coração acelerado, sudorese, insônia e dores no corpo. Quando falamos dos sintomas psicológicos, os especialistas apontam a autocrítica intensa, estresse elevado, reclusão e ataques de pânico como sintomas recorrentes, que podem levar a problemas graves de saúde, como a depressão.

Todos estes fatores prejudicam o desenvolvimento dos pacientes e podem levar a decisões como a crises de identidade, o vício em álcool e drogas e ao abandono escolar, situações que prejudicam o presente e o futuro dos jovens ansiosos. Por isso, fique atento a sinais como dificuldade de interação, sofrimento por antecipação e a timidez excessiva.

Sendo identificados os sintomas, é fundamental ter o acompanhamento de um especialista, como um psicólogo, para ajudar os jovens a lidar com estes dilemas. Em determinados casos, o uso de medicamentos pode ser necessário para a estabilização dos sintomas.

0862

Você também pode gostar de:

Comments are closed.