CONVÍVIO COM A DIVERSIDADE É IMPORTANTE DESDE A INFÂNCIA

Quando você está no parquinho ou na praia e chega uma criança com alguma característica diferente das dos seu filho, o que você faz? Muita gente simplesmente ignora os pequenos com algum tipo de deficiência por não saber como chamá-los para a brincadeira. Mas, acredite, não é difícil fazer com que todos se divirtam juntos.

Atividades lúdicas são uma ótima ferramenta de inclusão e há uma série de atividades que costumam fazer sucesso. Jogos com bola não costumam ter erro. Atividades com massinha também são bem-vindas. É possível brincar com o que se tem perto, fazer fortes, cabanas, e o que mais a imaginação permitir.

O brincar inclusivo é tão importante que mereceu até um Guia, elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Uma das ideias do manual mais fáceis de serem postas em prática envolve papel e tinta. Basta colocar um grande papel pardo no chão e chamar todos para pintar. Se uma criança tiver deficiência física, você pode prender o pincel na mão da criança, ou engrossar o cabo com borracha ou macarrão de natação fino. Se ela usar cadeira de rodas, peça ajuda do acompanhante para colocá-la no chão.

Outra brincadeira inclusiva simples, com materiais que se tem em casa, é acertar um cesto feito com galão de água. Corte o fundo da embalagem, preservando a alça, e peça para as crianças tentarem acertar bolas dentro do cesto. Use bola com guizo para as crianças com deficiência visual. Se alguém tiver a mobilidade ou movimentos reduzidos, amarre a cesta à cadeira de rodas ou ao braço.

Incluir todos desde pequenos, além de ser muito divertido, ensina as crianças típicas que o convívio com a diversidade é fundamental.

01221

Você também pode gostar de:

Comments are closed.