A ESTAÇÃO CHEGA COM SUAS “ITES”: SAIBA COMO EVITAR ESSAS DOENÇAS NA ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO
A estação mais fria do ano chegou – é hora de tirar do armário as roupas de manga comprida e os casacos. Dependendo da região, também é a vez das luvas, dos gorros e dos cachecóis. Mas, para muitos, além da mudança no vestuário, o inverno traz uma necessidade maior de visitar a caixinha de medicamentos. O tempo seco e a baixa umidade contribuem para o aumento das alergias respiratórias devido à alta concentração de poluentes na atmosfera. Surgem, então, casos de asma, bronquite, rinite e sinusite.
O ar frio também atua como irritante das vias aéreas, o que acarreta mais sintomas alérgicos, como a falta de ar e a coriza. Além disso, a maior circulação de vírus, como o da gripe, influencia diretamente no aumento de doenças do aparelho respiratório.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as alergias atingem cerca de 30% da população mundial. Especialistas estimam que, até o final deste século, metade dos brasileiros deve sofrer com pelo menos um tipo de alergia.
Para se manter protegido de vírus e bactérias que afetam a respiração, basta tomar atitudes simples, como manter os ambientes arejados, beber bastante líquido e controlar a umidade relativa do ar acima de 50%. Além disso, existem vacinas para a prevenção de infecções respiratórias, como a gripe e o pneumococo, que são encontradas em clínicas especializadas. Para idosos, profissionais da saúde e pessoas com algum tipo de comorbidade, é possível se imunizar contra a gripe gratuitamente em postos de saúde. Confira quais são os grupos prioritários no seu município.
Siga algumas dicas para se afastar das doenças respiratórias nesse inverno:
- Mantenha o organismo hidratado;
- Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
- Mantenha o ambiente arejado, já que as bactérias ficam concentradas em ambientes fechados;
- Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar. Em locais com aglomeração, recomenda-se o uso de máscaras;
- Respire sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;
- Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário. Quem tem bronquite, asma e sinusite deve evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuem pelos;
- A alimentação deve ser balanceada e rica em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, o caju, a acerola e a goiaba. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.
Por fim, a G-Tech possui uma linha de inaladores e nebulizadores que ajudam a aliviar as crises respiratórias, proporcionando maior fluxo de medicamento e de partículas que atingem diretamente os pulmões, garantindo que o medicamento seja corretamente absorvido no organismo. Você pode conferir os modelos clicando aqui.