O leite materno protege os bebês de problemas gastrointestinais, doenças respiratórias e alergias e, de tão poderoso, é apelidado informalmente de “primeira vacina”. Mas nem todas as mães conseguem produzir o alimento em quantidade suficiente ou podem amamentar seus filhos. Por isso, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, chama a atenção para a importância da solidariedade. Um frasco com 200 mililitros pode alimentar até 10 recém-nascidos, sabia?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o leite materno seja o único alimento dos bebês até os seis meses de idade. Para garantir que nenhuma criança fique sem o líquido, o Brasil conta com a maior rede de coleta de leite humano do mundo. São 226 bancos de leite e 216 postos, espalhados por todos os estados. São mais de 160 mil litros de leite materno distribuídos todos os anos.

As mulheres que quiserem doar nem precisam sair de casa. Na maioria dos locais, há um sistema de recolha de frascos, que são encaminhados aos bancos de leite. Nesses locais, as doações são classificadas de acordo com o tempo de “ordenha”. Depois, o leite é pasteurizado. O procedimento elimina todas as impurezas e bactérias e deixa o leite seguro para ser aproveitado.

O modelo de coleta estabelecido pelos bancos de leite brasileiros ganhou reconhecimento internacional e acabou se transformando em referência para outras nações. Atualmente, países da América do Sul, bem como Cuba, República Dominicana, Cabo Verde, Moçambique e Angola estabeleceram estratégias similares às do Brasil.

Apesar de toda essa excelência, nosso país vem registrando, em diversos estados, queda no número de doações. A Fiocruz, recentemente, realizou campanha para abastecer os estoques de UTIs Neonatais do Rio de Janeiro. Fortaleza registrou queda de 30% nas doações de leite materno. No final do ano passado, o Distrito Federal enfrentou problemas de desabastecimento do produto.

Portanto, se você é mãe e pode doar, não pense duas vezes. Acesse o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – rBLH-BR (uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Instituto Fernandes Figueira – IFF/Fiocruz) ou ligue 136, encontre o Banco de Leite mais próximo, se informe como ajudar e faça a sua parte. Seu gesto pode ajudar a salvar vidas!

0380

Você também pode gostar de:

Comments are closed.