Não adianta se preocupar com a pele só depois que surgem as primeiras manchas, rugas ou doenças. Os cuidados com a saúde e a beleza do nosso maior órgão têm que ser constantes e modificados de acordo com a fase da vida em que estamos. Há cuidados específicos para cada faixa etária, mas um deles é comum a todas as idades. Sabe qual é?

Se você pensou em protetor solar, acertou! O produto, fundamental para evitar o câncer de pele, é indicado para todas as etapas e deve começar a ser usado a partir dos seis meses. E engana-se quem pensa que é só quando está fazendo sol. Ele é importante em dias nublados e até mesmo quando nos sentamos diante do computador.

Com o passar dos anos, as medidas de proteção necessitam ser intensificadas. Mas não é nada complicado. Alguns lembretes básicos, como tirar a maquiagem antes de dormir, podem ajudar muito.

Cuidar da alimentação é outro fator que merece atenção. Não adianta sonhar em chegar à fase mais madura com uma pele saudável cuidando apenas da parte externa. É fundamental ingerir alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

Noites bem dormidas também costumam ajudar a manter a pele viçosa. O ideal é tentar descansar pelo menos oito horas por noite. Enquanto dormimos, os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, diminuem, auxiliando na regeneração da pele.

O combo limpar-tonificar e hidratar é outro segredo para manter a pele saudável. Aos 30 anos, o indicado é investir em produtos com ácidos, sempre de acordo com a recomendação do seu dermatologista.

A partir dos 40 anos, o uso de bioestimuladores pode ajudar na produção de colágeno, dando maior sustentação à pele. O ideal, aos 50, quando as mulheres sofrem diversas alterações hormonais, com a chegada à menopausa, é apostar em produtos que hidratam profundamente a pele, já que ela fica mais ressecada. Dermocosméticos com vitaminas A, C e E podem entrar na rotina.

A pele aos 60 anos reflete os cuidados que tivemos, ou não, durante a vida. Mas, mesmo que ela não esteja como antes, não esqueça: o importante é se sentir bem na própria pele, seja ela qual for ou como estiver.

0740

Você também pode gostar de:

Comments are closed.