PESQUISA REVELA QUE QUASE METADE DOS JOVENS ENTRE 18 E 25 ANOS JÁ FOI DIAGNOSTICADA COM ANSIEDADE

Uma pandemia sem precedentes, desemprego, medo do futuro… não faltam motivos para que a saúde mental seja testada diariamente. E, para os jovens, a carga tem sido ainda mais pesada. Um estudo da HSR, uma das maiores empresas de pesquisa do país, ouviu 1.000 pessoas nas principais capitais do Brasil, e descobriu que quase metade dos entrevistados entre 18 e 25 anos já foi diagnosticada com ansiedade. Os médicos detectaram o problema em 49% da chamada Geração Z.

O estudo revelou que a vergonha de falar em público é uma das principais causas da ansiedade entre os jovens. Por isso, temos que refletir se não estamos criando uma geração que, de tão dependente das telas e das interações feitas através do computador, não está perdendo a capacidade de se conectar com o outro e ter relacionamentos sociais cara a cara.

Se você também sofre com ansiedade, passar um tempo menor nas redes sociais pode ser uma boa ideia. Tentar bater um papo por vídeo com um dos amigos virtuais, com quem só se costuma falar teclando, também pode ajudar. Ser mais gentil consigo mesmo, sabendo que nem tudo sai sempre como o esperado, e que não há problemas nisso, auxilia a diminuir a preocupação. Abra-se para trabalhar com os imprevistos e saiba que no final tudo pode dar certo.

Não esqueça que criar uma rotina de atividade física é importante para a saúde física e mental. Mas pense em uma atividade que dá prazer. Não se inscreva numa academia se detesta este tipo de ambiente. Se gosta de nadar, vá à praia ou procure uma piscina. Se gosta de dançar, por que não começar ou até mesmo fazer as tarefas do dia a dia ao som de uma música animada?

Procure também relaxar. Se você não tem tempo no seu dia para sentar e não fazer nada por alguns minutos, alguma coisa está errada. O excesso de estímulos e atividades pode causar ansiedade. Reveja sua rotina e procure criar um novo arranjo, onde você possa ter alguns minutos para ler um livro, assistir um jornal ou simplesmente não fazer absolutamente nada. A vida não pode ser apenas um amontoado de obrigações.

Lembre-se também de ter uma boa rotina de sono. Afaste-se das telas pelo menos meia hora antes de deitar-se, crie um ambiente calmo e acolhedor, respire com calma. Se, mesmo com mudanças na rotina, a ansiedade persistir, não pense duas vezes. Procure um profissional de saúde para ajudá-lo.

0381

Você também pode gostar de:

Comments are closed.