Além das flores, do calor e dos dias mais longos, a primavera também pode trazer alguns riscos para a saúde. O principal diferencial desta estação é a fase de polinização das plantas, que liberam o pólen no ar para a reprodução das flores; o vento transporta esses minúsculos grãos que, quando em contato com as mucosas, causam fortes reações alérgicas.
A poeira, ácaros e a poluição das cidades também contribuem para o aumento das infecções respiratórias, como a rinite, bronquite e asma. É comum nesta época do ano as pessoas apresentarem coriza, coceira no nariz, inflamação na garganta e espirros, além de irritação nos olhos – os casos de conjuntivite também são frequentes nesse período.
Para prevenir estes problemas, algumas ações simples fazem grande diferença: o primeiro passo é manter os ambientes arejados, com grande circulação de ar e entrada de luz solar. Outras dicas são utilizar produtos de limpeza neutros, pois o perfume dos sabões pode agravar as crises alérgicas, e lavar as roupas guardadas, que acabam acumulando poeira e ácaros.
A pele também sofre na primavera, ficando naturalmente ressecada nessa estação. O uso diário de um hidratante corporal e a ingestão frequente de líquidos ajudam a manter o corpo saudável. Para a maioria das alergias, o tratamento é realizado com o uso de medicamentos indicados por um médico especialista, que amenizam e controlam os sintomas das doenças.
Mantendo os cuidados com a saúde em dia, você estará preparado para aproveitar o melhor que a primavera pode lhe oferecer!