Ao longo do ano passado, alunos e professores enfrentaram uma grande batalha para garantir o cumprimento do ano escolar. Devido a pandemia de Covid-19, todos tiveram de se readaptar e aprender novas formas de ensinar e estudar de casa. Porém está chegando a hora de voltar ao convívio social promovido pela vida escolar e a pergunta que todos, pais, professores e alunos se fazem é: como será a volta às aulas?

Os adultos e adolescentes têm um pouco mais de facilidade em compreender as regras do chamado “novo normal”, mas os pequenos podem sentir maiores dificuldades, tendo assim sua saúde mental mais afetada, visto que a mudança repentina e de certa forma agressiva do ano anterior já prejudicou em muito seu entendimento. Crianças são, em sua maioria, muito agitadas, gostam de correr, estar em movimento e fazer novas amizades, mas infelizmente este ano, tão surreal e atípico na vida de todos, tenha causado certa fobia social em alguns.

Para que as crianças e adolescentes possam sofrer menos com o impacto da volta às aulas presenciais, deve-se haver um preparo não apenas da comunidade escolar, mas também familiar, no intuito de amparar e auxiliar o aluno, para que, ao seu tempo, ele possa se acostumar entender a situação de forma clara e fácil. É preciso paciência também com os professores, pois os mesmos estarão lidando com uma carga de trabalho muito maior, pois além das aulas tradicionais, necessitam preparar-se para as online, pois o ensino como conhecemos ainda não possível em sua totalidade, com o retorno de todos.

Além disso, muitos perderam amigos e familiares, estando ainda sensíveis, lidando com a perda do ente querido. Então como tratar de um assunto tão importante, sem permitir que a tristeza geral se instale em sala de aula? Para isso, psicólogos, pais e pedagogos terão de usar do bom senso, sendo capazes de contornar momentos como estes, chamando a atenção dos estudantes para outros assuntos, pertinentes ao tema estudado.

Com a chegada da vacina, finalmente haverão dias de paz, onde poderá se encontrar velhos amigos, fazer novas amizades e voltar à convivência social em sua totalidade. Lembre-se: o uso de máscaras é obrigatório! Além disso, tenha sempre um frasco de álcool gel na bolsa e mantenha objetos pessoais sempre higienizados.

0636

Você também pode gostar de:

Comments are closed.