Todos os anos o brasileiro enfrenta uma luta entre os meses de dezembro e março contra a proliferação de uma doença mortal: a dengue. Com o aumento das chuvas que ocorrem nesta época do ano, precisamos de cuidado redobrado para evitar a disseminação da doença. Esta rotina deve ser da responsabilidade de todos.

A dengue é uma doença que já tirou a vida de muitos cidadãos devido ao não exercício diário de uma rotina com cuidados simples que podem evitar o surgimento do mosquito transmissor da mesma. Ela é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti e tem como sintomas principais dores no corpo, cabeça, náuseas, febre acima de 39º e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. A picada do mosquito ocorre geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, sendo principalmente nas pernas, tornozelos ou pés. Ocorrendo com mais intensidade no verão, recomenda-se que, principalmente nestes dias se utilize repelentes no corpo e inseticidas – A maioria das marcas atualmente elimina este tipo de mosquito – também protegendo desta forma o seu lar.

Como evitar uma epidemia de dengue, principalmente durante a pandemia?

O brasileiro lida, nos dias atuais, com a pandemia do coronavírus e não precisa de mais este problema para se preocupar. Medidas simples podem ser muito eficazes e assim evitar a ocorrência de uma epidemia, uma vez que não permite a reprodução do transmissor da doença. Ao eliminar objetos acumuladores de água parada, como pneus, garrafas e vasos de planta, você simplesmente elimina as chances de reprodução do Aedes aegypti. Além dessas medida, abaixo apontamos outras muito fáceis, porém essenciais:

  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo
  • Limpar sempre as calhas
  • Não jogar lixo em terrenos baldios
  • Fechar os sacos de lixo antes do descarte
  • Tampar baldes, caixas d´água e piscinas
  • Deixar pneus longe da chuva e da água
  • Descartar corretamente copos plásticos, tampas de refrigerantes e cascas de frutas como o coco
  • Furar latas de alumínio antes de ser jogá-las fora
  • Lavar bebedouros e potes de água dos animais pelo menos uma vez por semana

Faça a sua parte, se responsabilizando pelos cuidados diários a fim de evitar a proliferação desta terrível doença. A dengue pode ser fatal e causar graves problemas de saúde na vida do infectado.

Se todos colaborarem, menos casos ocorreram, não deixando que ocorra uma superlotação no sistema de saúde, afinal de contas, com a nova alta dos casos de covid-19 os hospitais voltaram a ter sua capacidade apresentando um quadro de estado de calamidade, não sendo possível a internação de todos os pacientes, dificultando muito a situação num geral. Até mesmo as crianças podem auxiliar neste momento e aprender a importância de tais cuidados para a manutenção da saúde e da vida de todos!

0456

Você também pode gostar de:

Comments are closed.