Você já sentiu dores nas articulações após um longo dia de trabalho ou depois de alguma atividade repetitiva? Fique de olho, pois pode se tratar de um caso de tendinite.

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões, estruturas fibrosas que têm como função principal a fixação dos músculos aos ossos e, graças a sua flexibilidade, é o que permite a movimentação das mãos, ombros, pernas e outras partes do corpo.

A irritação destas áreas do corpo é acompanhada de dores, inchaços, espasmos e possíveis edemas do tendão, o que reduz a mobilidade do paciente e acarreta o afastamento do trabalho e das atividades cotidianas. A principal causa da tendinite é o excesso de esforço em atividades constantes – o que leva ao desenvolvimento da LER (lesão por esforço repetitivo).

Outras situações de cotidiano, como a má postura corporal e a falta de alongamento, também podem levar a casos de tendinite. Quando não ocorre o tratamento desta inflamação, corre-se o risco da enfermidade se tornar crônica: o paciente passa a ter dor constante na região afetada, começa a desenvolver uma atrofia muscular e passa a ter dificuldades para se movimentar e erguer pesos.

Ao identificar os sintomas da tendinite, o primeiro passo é buscar um médico ortopedista para o tratamento adequado. Dependendo da gravidade da tendinite, pode ser recomendado o uso de anti-inflamatórios, a imobilização do membro afetado com tala ou gesso e, em casos extremos, a aplicação de corticoides na região.

Para prevenir o surgimento da tendinite, você pode seguir dicas simples, como realizar o alongamento antes de alguma atividade de grande esforço; realizar pausas durante o uso constante de computadores e celulares; se aquecer adequadamente antes de atividades físicas; e manter uma alimentação balanceada.

0772

Você também pode gostar de:

Comments are closed.