O distanciamento social e as medidas de isolamento recomendadas pelos principais órgãos de saúde para diminuir a propagação do novo coronavírus já duram vários meses, e todo esse tempo de restrição já afetou a saúde mental da população, com sintomas como ansiedade, irritação, tédio e solidão.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar no processo de reconexão com a sua mente de forma saudável:

• Não se cobre tanto: estamos vivenciando um dos períodos mais complexos da história, por isso é perfeitamente normal estar triste, preocupado e com medo, além de não se sentir produtivo.

• Evite o excesso de informações: a todo momento surgem novas informações nos meios de comunicação, e o fluxo constante de dados pode gerar ansiedade e estresse. Busque conteúdos com menor frequência – e sempre em canais oficiais e de credibilidade.

• Mantenha o contato com as pessoas: o isolamento gera o afastamento do nosso círculo social presencialmente, mas você pode manter o contato de forma digital por meio de reuniões semanas em chamadas de vídeo e ligações, por exemplo, diminuindo a sensação de solidão.

• Mantenha o corpo ativo: com todas as atividades ocorrendo no mesmo ambiente, aumentam as chances do sedentarismo se tornar presente. Busque se exercitar pela casa e não descuide da sua alimentação.

• Aproveite o tempo livre: crie uma lista com coisas que você deseja e/ou precisa fazer, como ver séries e filmes, escrever contos e até mesmo realizar pequenas reformas na casa. Com tudo em perspectiva, fica mais fácil organizar a sua rotina.

• Busque tratamento médico: em casos de sintomas graves, não hesite em procurar ajuda profissional. A telemedicina já é uma realidade, e você pode realizar consultas médicas mesmo a distância.

Com pequenas mudanças na sua rotina você consegue ter uma vida muito mais saudável. Faça a sua parte!

0703

Você também pode gostar de:

Comments are closed.