NO DIA MUNDIAL DO COMBATE À HEPATITE, CONHEÇA TUDO SOBRE A DOENÇA

O dia 28 de julho marca o dia Mundial do Combate à Hepatite, data que reforça o controle e a prevenção desta doença que ainda atinge muitas pessoas, sendo responsável por mais de 1,3 milhão de mortes pelo mundo, segundo estimativas da OMS.

A hepatite é um nome genérico para as inflamações no fígado, órgão responsável pela regulação do metabolismo e a síntese de proteínas, além de produzir a bile – substância que digere a gordura dos alimentos. Existem diversos motivos para a causa da hepatite, e é por isso que separamos a doença em diferentes tipos.

Hepatite viral

Causadas por diferentes vírus, existem cinco tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E, sendo as três primeiras responsáveis por mais de 95% dos casos registrados.

A hepatite A é transmitida pela via fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados, tendo forte relação com áreas de baixo nível de saneamento básico. Não há tratamento específico para esse tipo da doença, mas o SUS oferece vacina para crianças acima de 12 anos.

A hepatite B é transmitida pelo contato com fluídos contaminados, como o sangue e o sêmen, e por isso é considerada uma IST (infecção sexualmente transmissível). O tratamento ocorre com a utilização de medicamentos antivirais que retardam a progressão da doença, que ainda não possui vacina desenvolvida.

A hepatite C é a forma mais comum no Brasil e tem sua principal forma de contaminação na exposição a sangue contaminado, como no uso de drogas injetáveis, transfusão de sangue ou compartilhamento de objetos pessoais. O tratamento, realizado com o uso de medicações específicas, tem eficácia de 95% para a cura da doença.

Outros tipos de hepatite

Além dos vírus, a doença também pode ser desencadeada pelo consumo excessivo de álcool e pelo acúmulo de gordura no fígado, que inicia um processo inflamatório na região e tem tendência de evolução para a cirrose, quando há o surgimento de cicatrizes e fibrose no órgão, comprometendo o seu funcionamento.

Um dos grandes problemas da hepatite é que a doença costuma ser silenciosa na maioria dos pacientes; entre os sintomas ligados a hepatite, temos a pele e olhos amarelados, tontura, fraqueza, enjoo, urina de cor escura e fezes de cor clara.

O diagnóstico da hepatite é realizado pelo médico por meio de exames de sangue e investigação da condição do fígado. Quanto antes feita a avaliação, melhores são as chances de tratamento e retardamento da doença, que em nível crônico pode exigir o transplante do órgão.

0715

Você também pode gostar de:

Comments are closed.