Muitas vezes esquecido durante os cuidados do dia a dia, o nariz é um órgão de múltiplas funções no nosso corpo, com foco na filtragem e umidificação do ar, evitando assim a entrada de partículas indesejáveis no nosso organismo. Além disso, ele é fundamental para o nosso processo olfativo, graças aos receptores que detectam os aromas.

É por ter tamanha importância que o nariz necessita de cuidados especiais, principalmente no inverno, por conta do tempo seco e das mudanças bruscas de temperatura, e na primavera, devido a maior concentração de pólen no ar – o que causa um aumento de irritações nasais, especialmente em pessoas alérgicas.

O primeiro passo para prevenir esses problemas é a higienização das cavidades nasais, lavando-as diariamente com soro fisiológico. Por outro lado, é importante tomar cuidado com o uso exagerado de descongestionantes, que podem provocar reações inflamatórias na mucosa do nariz e levar ao vício.

Busque manter a limpeza dos ambientes, já que bactérias e fungos se conectam às partículas de poeira. Em locais com ar seco, utilizar o umidificador (de forma moderada), manter o filtro do ar-condicionado limpo e aumentar a hidratação do corpo são hábitos importantes.

Se você possui piercing no nariz, reduza o contato das mãos com o acessório para evitar possíveis infecções na região, além de realizar a limpeza do objeto durante o banho. Caso note algum desconforto nesta região, consulte um médico especialista para obter o tratamento ideal para o seu caso.

0709

Você também pode gostar de:

Comments are closed.