É difícil imaginar a nossa vida atual sem os nossos aparelhos eletrônicos, em especial o celular. Ele está tão presente em nosso cotidiano que já é costume levá-lo para todos os lugares, inclusive para a cama antes de dormir – e é aí que mora o perigo!

As pesquisas recentes apontam os smartphones como o principal vilão de noites mal dormidas, que resultam em cansaço, sonolência e mau humor no dia seguinte. Outros efeitos causados pelo uso do celular próximo ao horário de dormir são uma maior demora para conseguir descansar, além de um sono mais curto e até mesmo insônia.

A causa destes problemas pode ser resumida em dois fatores: a primeira é a estimulação que usar o celular causa no cérebro, já que ele fica exposto a um constante fluxo de dados que o mantém ativo e atento. Para ter um sono de qualidade, o corpo necessita de um período para ficar progressivamente mais lento, o que não ocorre com a interatividade com as telas.

O outro motivo dos efeitos negativos está na luminosidade emitida pelos aparelhos, que piora mais quando o ambiente está escuro, já que a pupila fica mais dilatada e mais exposta. A luz destes dispositivos bloqueia a liberação da melatonina, hormônio responsável pela regulação e indução do sono.

Para ter noites de sono agradáveis, separamos algumas dicas abaixo:

1. Evite o celular
Se afaste dos dispositivos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de deitar-se;

2. Ative o filtro de luz azul
Este recurso modifica a exibição das cores nas telas e auxilia o sono;

3. Se exercite durante o dia
Isso faz o corpo gastar energia, o que aumenta a necessidade de descanso no fim do dia;

4. Invista nos chás
Maracujá, erva cidreira e camomila são boas opções para relaxar corpo e mente antes de dormir – sempre evite as bebidas com cafeína!

0865

Você também pode gostar de:

Comments are closed.