DESCUBRA TODOS OS SEGREDOS DO CICLO MENSTRUAL, SUAS FASES E SINTOMAS

Você sabia que o ciclo menstrual é um indicador importante da saúde feminina? Porém, para identificar possíveis alterações e se prevenir, é necessário conhecer bem todo o processo menstrual, o que permitirá saber seu período fértil e o dia aproximado da sua ovulação.

Em primeiro lugar, o período menstrual corresponde ao conjunto de transformações que ocorrem no útero, que é preparado para estabelecer o embrião em caso de gravidez. Todo este processo é controlado pela ação dos hormônios estrogênio e progesterona, que iniciam as reações fisiológicas da região.

As fases do ciclo menstrual

O período menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia da próxima, geralmente no mês seguinte. Este ciclo tem em média 28 dias, porém, apresenta variações de acordo com a idade e o organismo de cada mulher – em adultas, os ciclos podem ter entre 21 e 35 dias.

I. Fase folicular
É marcada pelo início da menstruação, que é o resultado da descamação da parede interna do útero (endométrio). Ao mesmo tempo, os ovários estão amadurecendo os óvulos para uma possível fecundação e aumentando a produção de estrogênio. Este processo varia entre 10-22 dias, podendo mudar entre os ciclos.

II. Fase proliferativa
Em resposta ao aumento dos níveis de hormônio, o útero é estimulado a espessar o endométrio com nutrientes e sangue, gerando um ambiente propício para a implantação do óvulo.

III. Ovulação
Geralmente, ocorrendo no meio do ciclo, o óvulo rompe o seu folículo e vai para as trompas aguardar a fecundação – é aí que inicia o seu período fértil! Para ajudar no processo, há o aumento na produção do muco cervical, que é capaz de manter os espermatozoides vivos por cinco dias, em média.

IV. Fase lútea
Ofolículo que continha o óvulo se transforma em corpo-lúteo (que dá o nome a esta fase) e produz tanto progesterona como estrogênio. Essas mudanças hormonais são responsáveis pelos sintomas da tão temida TPM (tensão pré-menstrual), que incluem mudanças de humor, dores de cabeça, inchaço, acne, sensibilidade nos seios e outros. Aqui surgem dois caminhos a serem seguidos: caso o óvulo seja fecundado, ele irá se prender a camada interna do útero e iniciar a gestação; caso não haja gravidez, inicia-se a fase secretora.

V. Fase secretora
Aqui há uma baixa na produção dos hormônios, o que leva a contração dos vasos sanguíneos e a descamação do endométrio, iniciando a menstruação e o começo de um novo ciclo!

Sintomas e sinais do ciclo

Um ciclo menstrual normal afeta o corpo da mulher de muitas formas. Durante a menstruação, é comum ocorrerem cólicas e outras dores menstruais, havendo inclusive necessidade de medicações para alívio da dor.

Uma grande preocupação entre as mulheres é quando ocorre o ciclo irregular, ou seja, quando não se sabe quando a próxima menstruação irá ocorrer. As causas mais comuns deste problema são o uso de medicamentos, a síndrome do ovário policísticos, estresse e distúrbios emocionais, excesso de atividade física e variações na alimentação.

Menopausa

Após o passar dos anos, há uma perda natural na quantidade de folículos nos ovários. A ausência destes folículos é a principal causa da menopausa, onde há o fim da ovulação e menstruação, encerrando o período reprodutivo da mulher. A idade média da menopausa é entre 45 e 55 anos, com o diagnóstico sendo realizado por meio de exames e estudos.

Nesse período, é possível surgir diversos desconfortos físicos devido às alterações hormonais. Para atenuar os incômodos, mudanças na alimentação, a prática de atividades físicas e a reposição hormonal são ações importantes, desde que recomendadas por um médico especialista.

Faça seu acompanhamento

Para conhecer o seu período menstrual e os seus ciclos, uma dica é começar a anotar o primeiro e último dia da menstruação durante três meses. Após isso, conte quantos dias de intervalo teve entre uma menstruação e outra e compare com o mês seguinte. Com isso, é possível ter uma média de duração do ciclo menstrual.

Para facilitar todo este processo, existem diversos aplicativos que contam com calculadoras de ciclo menstrual, que armazenam os dados e produzem relatórios sobre as fases e os períodos. Entretanto, este acompanhamento próprio não substitui a avaliação de um especialista, que irá analisar todos os seus sintomas, recomendando tratamentos e passando as orientações específicas para o seu caso.

01003

Você também pode gostar de:

Comments are closed.