Todos os dias, nós realizamos uma grande quantidade de atividades, seja no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos. Ao acumular tantas tarefas, nosso corpo começa a sentir a sobrecarga e nossa saúde é afetada, ressaltando a importância do descanso.

Ainda que manter o corpo ativo seja bom para ter uma melhor qualidade de vida, é graças aos momentos de repouso que recarregamos as energias para enfrentar os desafios diários.

A teoria dos quatro corpos

Quando falamos em momentos de descanso, a primeira ideia que nos vem a mente é ter uma boa noite de sono – fundamental para a recomposição das células, para o crescimento muscular saudável e para a diminuição do estresse. Entretanto, pesquisas no campo da psicologia apontam para a existência de quatro corpos, cada um com suas especificidades:

1. Corpo físico: a estrutura básica do ser humano; é o maior beneficiado pelas boas noites de sono, por uma alimentação saudável e pela prática de exercícios físicos.

2. Corpo mental: responsável pelo raciocínio, pensamentos e resolução de problemas, este corpo costuma ser ignorado nos momentos de repouso; para um bom descanso, vale apostar na leitura de livros, ouvir podcasts e aprender algo novo.

3. Corpo emocional: esta parte está ligada aos seus sentimentos e relacionamentos com os outros; conversar com os amigos, ouvir suas músicas favoritas e fazer terapia são boas ações para manter este corpo descansado.

4. Corpo espiritual: vai além da religião, sendo composto pela sua essência e todas as suas crenças; aqui vale ter um momento de meditação, yoga ou escrita livre.

O segredo para o descanso de qualidade é buscar o equilíbrio entre os quatro corpos. Ou seja, se durante o seu dia você trabalha mais o seu corpo mental (no trabalho ou nos estudos, por exemplo), busque tirar alguns minutos do seu dia para realizar atividades ligadas aos outros corpos.

Ao notar sintomas de cansaço extremo, como a falta de concentração, irritabilidade constante e falta de apetite, procure um especialista para acompanhamento e tratamento. Lembre-se: a palavra-chave para manter a sua saúde em alta é a prevenção!

02861

Você também pode gostar de:

Comments are closed.