O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA ENGASGAR?

Para as crianças pequenas, tudo a sua volta é uma novidade e elas passam a tentar descobrir o mundo – para preocupação dos papais e das mamães. Um dos motivos de atenção está nos engasgos, já que nesta fase da vida as crianças costumam levar objetos pequenos à boca e engoli-los.

O engasgo é uma dificuldade de respirar causada pela presença de corpos estranhos nas vias aéreas. Estes corpos podem ser desde alimentos e líquidos até objetos e brinquedos que a criança ingeriu. Isto ocorre com maior frequência em crianças de até cinco anos de idade, pois as vias aéreas ainda são estreitas; até os dois anos, os pequenos também não possuem os pré-molares, o que faz com que não mastiguem corretamente e também levem a maiores riscos de engasgar-se.

Os alimentos que mais provocam engasgos são pipocas, balas e amendoins, além de uva, tomate cereja e os líquidos, dentre eles o próprio leite materno. Para evitar este problema, as comidas devem ser cortadas ao meio, quando possível, ou substituídas, como a pipoca de milho, que pode ser trocada pela pipoca de sagu, por exemplo.

Ao notar os sinais de engasgo, como respiração acelerada, palidez e ausência de movimentos respiratórios, é importante entrar em contato com o serviço de emergência, enquanto atua no salvamento da criança. No engasgo parcial, a criança consegue falar e respirar. Nesse momento, os pais podem estimulá-la a tossir para tentar expelir pela via aérea.

Se a criança tiver menos de um ano, é preciso deitá-la sobre o braço, com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco, e dar cinco palmadas com a base da mão nas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos. Caso não haja resultado, repete-se o procedimento.

Para as que tem mais de um ano, posicione a criança em pé, com o tronco curvado para frente; com sua mão em concha, bata no meio das costas até que ela venha a expelir o objeto. Se isso não ocorrer, utilize a técnica da compressão abdominal.

0744

Você também pode gostar de:

Comments are closed.