SAIBA QUANDO E COMO FALAR SOBRE SEXO COM SEUS FILHOS

A fase da adolescência é marcada com momentos de descobertas e mudanças, sejam elas físicas, comportamentais ou sociais. Este é o principal período de autoconhecimento, e pode ser uma fase marcada por medos e receios, ainda mais quando tocamos em assuntos considerados tabus na sociedade, como o sexo.

Os adolescentes estão em transformação hormonal e corporal, como o aumento do crescimento de pelos no corpo. Os meninos passam a ter ereções espontâneas e as meninas passam a menstruar e desenvolver os seios. Por isso, é natural que eles passem a ter interesses de cunho sexual e comecem a questionar o que está acontecendo com eles.

Nesse momento, é importante que os pais e responsáveis deem segurança e estejam abertos aos questionamentos que virão dos jovens. O primeiro passo é não transformar o assunto em uma reunião formal, nem forçar a conversa em momentos inapropriados. Não existe uma idade ideal definida para conversar sobre sexo, já que se deve levar em conta o desenvolvimento individual de cada jovem.

Um ponto importante é ressaltar que qualquer ação sexual deve ter a permissão total do adolescente, que ele nunca deve se sentir pressionado para agir de alguma forma e que sempre deve haver respeito em uma relação. Quando você é sincero e transparente com os filhos, mais confiantes eles se sentem para contar sobre os detalhes íntimos da vida, o que permite saber se está tudo bem com eles.

Uma dica interessante é utilizar filmes e séries que abordam a sexualidade de forma leve como ponto inicial para um debate, e a partir daí introduzir assuntos como gravidez na adolescência, sexo por prazer e as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Se não souber responder algo, busque pesquisar em locais confiáveis e apresente a resposta ao seu filho, assim os dois podem aprender sobre o assunto.

Por fim, caso os pais não se sintam confortáveis para abordar este assunto, é válido buscar a ajuda de um profissional, como um pediatra ou uma psicóloga. O importante é que o adolescente tenha alguém de confiança para conversar sobre o assunto.

01243

Você também pode gostar de:

Comments are closed.