O QUE É, COMO PREVENIR E QUAL O TRATAMENTO ADEQUADO

A síndrome de Burnout é um distúrbio psicológico causado por uma exaustão extrema e uma sensação de esgotamento, diretamente relacionada ao trabalho de um indivíduo. Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse e tensão emocional, sendo bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, policiais e professores.

Dentre os principais motivos para o desenvolvimento da doença, estão a imposição de objetivos difíceis de serem alcançados, a falta de compatibilidade entre o profissional e a função que lhe é delegada e o excesso de competitividade na empresa. O conjunto desta e de outras situações sobrecarrega o profissional, que se sente incapaz de realizar o que lhe é proposto.

Os sintomas da síndrome de burnout podem ser tanto físicos como psicológicos, sendo os principais cansaço mental e físico, insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade, lapsos de memória, ansiedade, desânimo, depressão e afastamento de qualquer atividade relacionada a profissão.

O diagnóstico da doença é realizado por um profissional médico da área de saúde mental, como um psicólogo, que irá analisar o histórico do paciente e seu envolvimento em questões relacionadas ao trabalho; respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também podem auxiliar no estabelecimento de um diagnóstico.

Uma vez identificada, a síndrome pode ser tratada com o uso de antidepressivos e psicoterapia. As atividades físicas regulares e exercícios de relaxamento são alternativas recomendadas para ajudar no controle dos sintomas. Para prevenir o surgimento do Burnout, é preciso antes de tudo ter autoconhecimento sobre as suas capacidades físicas e mentais, descobrindo quais são os seus limites durante o trabalho.

Outras dicas de prevenção são participar de atividades de lazer nos momentos fora do trabalho, estabelecer um planejamento da vida profissional e pessoal com pequenas metas, evitar o abuso de álcool e tabaco para suprimir os sentimentos de estresse, realizar atividades físicas regulares, valorizar as noites de sono e procurar um profissional para acompanhar a sua saúde mental.

0917

Você também pode gostar de:

Comments are closed.