APRENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE COLESTEROL E SAIBA COMO MANTER AS SUAS TAXAS SEMPRE EM DIA

Quem nunca viu um amigo evitar uma picanha suculenta ou fazer cara feia para determinada comida, dizendo que está com o colesterol alto e precisa se controlar? A cena costuma acontecer com frequência, principalmente entre os mais velhos, mas nem sempre a alimentação é a principal responsável por taxas elevadas desta substância, sabia?

Fatores como genética e falta de exercícios físicos têm um impacto muito maior, que chega a 75%, nos nossos níveis de colesterol. O que a gente ingere tem uma participação de apenas 25% nas taxas. Por isso, é importante investir na prevenção em duas frentes: manter uma dieta equilibrada e se mexer. Só assim é possível manter o colesterol sob controle, tarefa tão importante que levou até mesmo à criação do Dia de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto.

Um simples exame de sangue é capaz de detectar os níveis de colesterol no organismo. O ideal é que o LDL, conhecido como o mau colesterol, esteja baixo. Ele ganhou esta fama de vilão porque carrega partículas de colesterol do fígado e de outros locais do nosso corpo para as artérias. Ou seja, ele pode provocar um excesso de gordura nos vasos e entupi-los. E artérias entupidas são um fator de risco enorme para infartos e outras doenças cardiovasculares.

Já o HDL, conhecido como colesterol bom, é o mocinho da história. Ele protege as artérias, levando o mau colesterol de volta ao fígado, impedindo seu acúmulo nos vasos. Por isso, é desejável que seus níveis estejam sempre altos. Uma das maneiras de se conseguir isso, além da prática de exercícios físicos, é investir em uma alimentação rica em produtos de origem vegetal. Abacate, azeite de oliva, óleos de milho, girassol, canola ou amendoim, além de peixes como salmão, atum ou sardinha e temperos como alho e cebola, são ótimos aliados.

Já para evitar o LDL, o mau colesterol, a saída é fugir de opções de origem animal, como manteiga, carnes e embutidos, queijos amarelos, gema de ovo e leite integral. E, quando o amigo recusar aquela picanha suculenta, não pense duas vezes: siga o exemplo dele.

0759

Você também pode gostar de:

Comments are closed.