Os fones de ouvido já fazem parte do nosso dia a dia, sendo utilizados durante atividades físicas, trabalho ou nos momentos de lazer. Com presença garantida na nossa vida, surgem dúvidas sobre como o uso dos fones pode afetar a nossa saúde, e por isso muitos estudos e pesquisas são realizadas nesta área.

Pensando nisso, nós do Time G-Tech respondemos abaixo as perguntas mais comuns sobre o uso de fones de ouvido:

O uso de fones de ouvido prejudica a audição?

⚠️ DEPENDE

O simples ato de usar fones não vai afetar a audição, mas sim a forma como o acessório é utilizado. Quando o usuário ouve músicas no volume máximo por longos períodos, certamente haverá problemas futuros. Por isso, o recomendável é utilizar o volume médio (até 85 decibéis) por no máximo oito horas diárias, além de ficar atento a sinais como dor de cabeça, zumbidos e dificuldade ao ouvir.

Utilizar fones de outra pessoa pode transmitir doenças?

VERDADE

Se não houver uma boa higienização, os fones podem reter fungos, bactérias e outras sujeiras que ficam presas na cera do ouvido. Por isso, sempre limpe bem seus acessórios e evite compartilhar os fones.

Utilizar o fone em apenas um ouvido é melhor para a saúde?

MITO

Além de perder a qualidade do áudio, já que o usuário deixará de acompanhar alguns tons e instrumentos das músicas, o uso dos fones de forma unilateral pode causar labirintopatia, a doença do labirinto, que causa tonturas intensas. Com o tempo, também pode-se perder funções auditivas importantes, como a localização e discriminação.

Os fones intra-auriculares podem ser mais prejudiciais que os headphones?

VERDADE

O fone intra-auricular tem sua saída de áudio muito próxima ao canal auditivo, o que causa maior pressão aos músculos da região. Já os fones que envolvem toda a orelha possuem maior capacidade de reter ruídos externos, o que pode levar o usuário a ouvir sons em um volume menor, preservando a audição.

Ouvir músicas durante os exercícios físicos é benéfico?

VERDADE

Diversas pesquisas comprovam que ouvir músicas, principalmente as com batidas agitadas e animadas, impactam positivamente na prática esportiva.

O uso constante de fones aumenta a quantidade de cera do ouvido?

MITO

A cera é uma protetora natural do corpo e a quantidade produzida varia de pessoa para pessoa. Entretanto, não existe comprovação científica que o uso de fones impacta nesta produção.

02435

Você também pode gostar de:

Comments are closed.