Quando pensamos no Natal, já imaginamos a árvore de Natal rodeada de presentes, a festa em família e a mesa farta dos mais deliciosos pratos – a tentação das pessoas que querem evitar o consumo exagerado de calorias. Entretanto, é possível aproveitar a data sem preocupações, adaptando as receitas tradicionais sem perder o sabor!

Veja a seguir algumas opções especiais para incrementar a sua ceia natalina:

Rabanada de forno

A rabanada é tradicionalmente frita em óleo, o que torna o prato mais calórico. Por isso, vale a pena assá-la no forno, além de substituir o açúcar refinado pelo mascavo e untar a forma com óleo de coco.

Chips assados de legumes

Para a entrada, vale apostar em chips feitos com batata-doce, cenoura e beterraba. Corte os legumes em fatias finas, jogue um fio de azeite por cima, tempere com sal e pimenta e leve ao forno por 30 minutos; sirva acompanhado de pastas caseiras, como azeitona ou grão de bico.

Farofa integral

Feita com farelo de aveia e ovos, esta farofa é rica em fibras e proteínas, sendo uma excelente opção para acompanhar o prato principal. Refogue alho, cebola e cenoura numa frigideira com azeite, acrescente o ovo e o farelo de aveia e mexa até dourar. Acrescente azeitonas, uvas passas e finalize com sal e pimenta do reino.

Purê de batata-doce

Outro acompanhamento especial para a ceia é um belo purê de batata-doce. Descasque bem as batatas, corte-as em rodelas e leve para a panela em fogo médio, para cozinhar até amolecer. Depois, basta amassar enquanto acrescenta leite lentamente e finalize com sal e pimenta.

Bacalhau light

Se você estava fugindo da bacalhoada por conta do excesso de azeite, não precisa mais se preocupar! Este prato principal fica leve graças a um segredo: você deve cozinhar a batata com antecedência e refogar todos os ingredientes na panela, para garantir que tudo estará bem cozido. Caso queira reduzir os carboidratos, pode intercalar a batata com rodelas de abobrinha. Monte o prato em uma travessa e finalize com um fio de azeite.

Gostou das nossas dicas? Agora você pode aproveitar o Natal de forma mais saudável e sem preocupações. Boas Festas!

0699

Você também pode gostar de:

Comments are closed.