Com a chegada do verão, os raios solares ficam mais intensos e a alta temperatura deixa a pele mais vulnerável a problemas, como sensibilidade e ressecamento. Para aproveitar a estação mais quente do ano sem se preocupar, é importante tomar alguns cuidados antes de sair ao ar livre.

Filtro solar

Importante durante todos os dias do ano, o protetor solar deve ter seu uso intensificado no verão. Os produtos que apresentam fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior são recomendados para uso diário e para maiores tempos de exposição ao sol, como praia e piscina, por exemplo.

O filtro solar deve proteger tanto contra os raios UVB (indicado pelo FPS) como os raios UVA (indicado pelo PPD). Aplique o produto meia hora antes de sair ao sol, para garantir a absorção – não esqueça de espalhar uniformemente pelo corpo, dando atenção especial para mãos, nuca, orelhas e pés.

Roupas e acessórios

Fuja dos tecidos sintéticos, como o nylon: eles só bloqueiam em média 30% da radiação UV. Opte por tecidos naturais, como o algodão e o linho. As barracas utilizadas na praia devem ser produzidas em algodão ou lona, materiais com maior capacidade de absorção dos raios solares. Outro objeto importante são os óculos de sol, que evitam lesões nos olhos, como a catarata.

Exposição ao sol

Tenha cautela no momento de tomar sol, pois os excessos podem aumentar o risco de problemas como queimaduras e manchas. Evite permanecer exposto ao sol das 10h às 16h, pois é nesse período que há grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer de pele; procure por locais com sombra até que o sol fique mais brando.

Hidratação

Com as temperaturas altas, a pele perde maior quantidade de água na transpiração. Assim, mantenha o corpo hidratado tomando bastante líquidos, como água, sucos naturais, chás gelados e água de coco. Uma boa opção são os cosméticos hidratantes a base de ureia e vitamina E.

Limpeza

O calor excessivo interfere na atividade das glândulas que produzem sebo, aumentando a quantidade de oleosidade da pele. Além disso, o acúmulo de sujeiras na derme pode causar a obstrução dos folículos, resultando no aparecimento de acnes. Por isso, aumente a frequência de limpeza na pele, com uma esfoliação semanal e o uso de hidratantes, sérum e protetor solar específico para a região.

Outra dica está em tomar um banho de água doce logo após sair do mar, já que o sal e a areia causam ressecamento da pele. Por fim, evite realizar tratamentos estéticos com laser e químicos durante esse período, já que a pele fica mais sensível e propícia a problemas.

Caso encontre sinais suspeitos de problemas na pele, busque a orientação de um dermatologista para tratar os problemas de forma profissional.

0958

Você também pode gostar de:

Comments are closed.