Sucesso do momento, o ácido hialurônico está cada vez mais presente nos produtos de beleza encontrados no mercado de cosméticos, além de fazer parte de diversos procedimentos estéticos. O que poucas pessoas sabem é que a substância é produzida naturalmente pelo corpo humano e participa de vários processos, como a hidratação e a renovação celular.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar produzida pelo organismo e possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. A maior quantidade do ácido está na pele, onde atua preenchendo os espaços entre as células da derme e epiderme, mantendo a elasticidade. Além disso, esta molécula é capaz de reter alta quantidade de água (até mil vezes o seu peso), ajudando na hidratação.

Entretanto, após os 25 anos, a concentração de ácido hialurônico no corpo começa a diminuir naturalmente, causando o aparecimento de rugas, flacidez, marcas e ressecamento na pele. Para diminuir o impacto do envelhecimento, os cosméticos passaram a adicionar o ácido em seus produtos, repondo as moléculas que a pele não produz em quantidade suficiente.

A grande vantagem do ácido hialurônico está no fato da molécula ser algo natural ao nosso corpo, sendo bem aceito em todos os tipos de pele e em qualquer idade – grávidas e lactantes sempre devem consultar especialistas para avaliar possíveis riscos do uso desta e de quaisquer substâncias.

Como usar o ácido ao seu favor

É possível encontrar o ácido hialurônico de duas formas: em produtos cosméticos de cuidado para a pele (o famoso skincare) ou em procedimentos estéticos realizados por profissionais, como dermatologistas e cirurgiões.

Os cosméticos possuem múltiplos formatos, sendo encontrados em creme, gel ou sérum, e são aplicados diretamente na pele, promovendo a hidratação da região e dando um aspecto mais firme e volumoso. Vale a pena prestar atenção no peso molecular do ácido em cada produto, já que quanto menor for a molécula, mais profundamente ela consegue penetrar nas camadas da pele e estimular a produção natural do ácido.

Os procedimentos profissionais têm uma durabilidade maior e costumam ter um baixo índice de invasão do corpo, mas devem ser aplicados por dermatologistas. O ácido hialurônico injetável é um produto em forma de gel e é utilizado para preencher linhas de expressão e aumento do volume de áreas do rosto, como lábios e bochechas.

0823

Você também pode gostar de:

Comments are closed.