BRASIL REGISTRA CERCA DE 30 MIL CASOS DE HANSENÍASE POR ANO, MAS NÃO SE PREOCUPE: A DOENÇA TEM CURA

Algumas doenças são cercadas por preconceito e você certamente já ouviu falar de uma delas: a hanseníase.

Conhecida antigamente como lepra, ela fazia com que seus portadores fossem estigmatizados. Na Idade Média, por exemplo, os doentes eram obrigados a andar com um sino para alertar sobre sua presença. E, no Brasil, até a década de 1960, não era muito diferente. As pessoas com hanseníase eram afastadas da família, forçadas a morar em lugares chamados “colônias”.

Hoje, cerca de 30 mil novos casos de hanseníase são diagnosticados por ano no país. Felizmente, o panorama mudou e ninguém mais é mantido isolado por conta da doença. Ao contrário do que se imaginava, ela é pouco contagiosa. Para ser infectado, é necessário ter contato muito próximo e frequente com doentes sem tratamento. E outro fator dificulta ainda mais a contaminação: estima-se que 90% da população já possui uma resistência natural à enfermidade.

Se você, mesmo assim, for infectado pela bactéria Mycobacterium lepra ou pelo Bacilo de Hansen, causadores do problema e transmitidos pelo ar, não se preocupe. A doença é tratável e a cura pode ser obtida com o uso de medicamentos, disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde, que devem ser tomados por um prazo que varia entre 6 meses e um ano.

Quanto mais cedo o tratamento começar, melhor. Por isso, fique atento aos sintomas, que incluem manchas esbranquiçadas ou vermelhas no corpo, diminuição da sensibilidade na pele e dormência e fraqueza em pés e mãos, que, em casos mais graves, podem ficar deformados.

Não existe uma forma eficaz de prevenção, mas manter boas condições de higiene é uma boa providência. Outro cuidado que pode ser tomado é
tomar a vacina BCG, normalmente aplicada para prevenir tuberculose. Ela também diminui o risco de hanseníase, pois os agentes causadores de ambas as doenças são semelhantes. Em caso de dúvidas, marque uma consulta com seu médico.

Lembre-se que cuidar da saúde é sempre sua prioridade!

0211

Você também pode gostar de:

Comments are closed.