ESTÁ DORMINDO BEM? CONFIRA AS FASES DO SONO E A IMPORTÂNCIA DE CADA UMA DELAS

Você sabia que uma boa noite de sono interfere diretamente na nossa saúde, produtividade e qualidade de vida? Normalmente, o ciclo do sono é um grupo de fases que iniciam quando nós adormecemos e se estende até o momento mais profundo, o sono REM.

Quando concluído corretamente, o sono é responsável pela manutenção e equilíbrio geral do corpo. Cada ciclo costuma ter duração média de 90 minutos, se repetindo entre 4 e 5 vezes, resultando na quantidade ideal de 7 a 8 horas de sono por noite.

As fases do sono

💤 Fase N1
A primeira fase do sono é bastante leve e dura aproximadamente dez minutos, começando na transição entre a vigília (estar acordado) e o adormecer. Os músculos relaxam, a respiração fica lenta, o movimento dos olhos diminui e há mudanças nas ondas cerebrais. Apesar de ainda ser possível acordar facilmente com qualquer som, nesse momento não se percebe que está dormindo e é possível ter a sensação de que se está caindo.

💤 Fase N2
Nessa fase, a temperatura corporal cai e a atividade do cérebro diminui, mas há breves surtos de atividade elétrica, que ajudam a não acordar com estímulos externos. Este estágio dura cerca de 20 minutos e costuma ser a fase na qual as pessoas passam mais tempo durante o ciclo de sono.

💤 Fase N3
A terceira fase é a do sono profundo, onde há descanso da atividade cerebral e a secreção do hormônio de crescimento. Há estudos que mostram que esta fase favorece a criatividade, imunidade e a restauração física. Quando se acorda no meio deste estágio, há chances de ter desorientação e gera improdutividade no dia seguinte.

💤 Sono REM
Bastante famosa, o nome desta fase vem da abreviação de Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos, em inglês), característica deste estágio de sono onde há um intenso movimento ocular. Diferente das outras etapas, a atividade cerebral é intensa, e pode se equiparar a se estar acordado. Neste momento, acontece os sonhos e a consolidação das memórias. O sono REM só ocorre pela primeira vez depois de 90 minutos de sono, se repetindo ao longo da noite com durações maiores. Estuda-se que esta etapa é fundamental para manter em dia as funções cognitivas e a capacidade de aprender.

Mantendo uma boa noite de sono

Algumas ações simples no dia a dia podem ajudar a ter uma melhor noite de sono e acordar revigorado, como evitar refeições pesadas e a ingestão de cafeína antes de dormir, reduzir a luminosidade do quarto e evitar a utilização de aparelhos eletrônicos, já que a luz azul emitida por estes interfere na produção de melatonina, hormônio que regula o sono.

Também vale conferir se o colchão e o travesseiro também devem estar confortáveis para o seu biotipo. Caso os problemas para dormir persistam, é importante consultar um especialista em medicina do sono para diagnosticar possíveis distúrbio e iniciar o tratamento adequado.

0972

Você também pode gostar de:

Comments are closed.